Dúvidas – Posso voar parte das horas do PC em aeronave particular?

posted in: Duvidas | 3

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Boa tarde, meu nome é Júnior, sou de Goiânia -GO, PP-AV.

Tenho duas duvidas:

1° Já ouvi o CPcast sobre “PC em aeronave particular” mais não foi esclarecido a minha dúvida. 

Gostaria de saber se é obrigatorio fazer “todas” as 200 horas em aeronave particular. Ou se eu tiver 100 horas, no caso 40 horas referente ao PP, e mais 60 horas que voei em aeronave particular (não experimental), totalizando 100 horas, sendo assim, eu poderia fazer mais 50 horas em escola homologada para completar as 150 horas e checar o PC

2° Se eu for PP checado, e possuir apenas a “CCT” de PC-IFR, e ainda não tiver checado o PC-IFR, já posso trabalhar com “carteira assinada” como Piloto ?

Att,

Júnior

Nossa resposta

Júnior,

Como está no RBAC-61, quando há horas voadas em aeronave particular, o candidato deverá ter um total de 200 horas de voo. Já quando as horas forem todas voadas em aeroclubes/escola de aviação, serão necessárias 150 horas totais, incluindo as horas do PP e PC. Abaixo o trecho do RBAC 61 a esse respeito:

61.101 Requisitos de experiência para a concessão da licença de piloto comercial

(a) O candidato a uma licença de piloto comercial deve possuir, como mínimo, a seguinte experiência de voo na categoria de aeronave solicitada:

(1) categoria avião:

(i) um total de 200 (duzentas) horas de voo, ou 150 (cento e cinquenta) horas de voo, se estas foram efetuadas, em sua totalidade, durante a realização completa, ininterrupta e com aproveitamento de um curso de piloto comercial de avião aprovado pela ANAC.

Portanto, voando em aeronave particular, a experiência obrigatória para checar o PC será de 200 horas totais, mesmo que você venha a voar algumas horas VFR como piloto em comando em aeroclube.

Para maiores informações, recomendo a leitura deste post.

Sobre a sua segunda pergunta, para trabalhar com carteira assinada somente com o PC teórico checado, sugiro que leia este post.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes
  • alex alencar

    boa noite, essa horas de voo fora de aeroclube tem que ser assinada por inva ou nao..pois voei as 100 horas de piloto em comando e mais 79 de duplo comando.. como proceder???

  • Gustavo

    Posso voar minhas horas de PP em aeronave particular?

  • Samuel Alves Cunha

    Bom dia. Quando se fala “ininterrupto’ não se tem o parametro de tempo. Alguém sabe se existe alguma documentação que faz referência a esse tempo sem voar? Fiz uma cirurgia e precisei parar o curso com 100horas. Minha expectativa é ficar 2 anos sem voar. Vou ter que voar 200h?