FOQA: O Seu Voo Sempre Monitorado

posted in: Artigos | 2

FOQA_Canal_Piloto

Como já é do nosso conhecimento, um piloto comercial deve preocupar-se com detalhes que vão além do comando da aeronave. Estar atento não só aos requisitos de segurança, mas também zelar pelos custos operacionais de seus voos são algumas de suas principais responsabilidades. E quando se trata de transporte de passageiros, garantir o seu conforto e tranquilidade é essencial para realizar um bom trabalho.

A administração das companhias aéreas mantém uma preocupação constante com todos esses detalhes. O crescimento de uma empresa nesse segmento requer gastos cada vez menores, e clientes cada vez mais satisfeitos. É preciso manter constante monitoramento e controle desses parâmetros, tal como determinam as principais regras de gerenciamento. E você sabe como as companhias fazem esse controle?

Uma das principais ferramentas utilizadas nessa tarefa são os sistemas FOQA – acrônimo para “Flight Operational Quality Assurance”, ou “Garantia de Qualidade Operacional de Voo”. Por definição, o FOQA é uma metodologia de captura, análise e visualização de dados gerados durante a operação de uma aeronave. Os dados de voo são geralmente transmitidos em tempo real, podendo também ser armazenados, propiciando avaliação e melhoria constante de operações. Até mesmo aeronaves militares são monitoradas por sistemas FOQA, como forma de auxiliar a gestão da logística militar.

A Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) determina, através do Anexo 6 de seu documento de mandato, que todas as aeronaves operando sob sua jurisdição devem ser equipadas com sistemas de monitoramento de dados de voo. São coletados dados como consumo de combustível, peso de decolagem e pouso, velocidades, momentos de retrações e extensões de flaps, razão de toque de pouso, uso de reversores e autobrakes, tudo visando garantir a segurança e o consumo racional de recursos, além de incrementar a eficiência das manutenções regulares e preventivas. Para que se tenha uma ideia, uma equipe de manutenção pode estar ciente da necessidade de substituir uma determinada peça em uma aeronave, antes mesmo de esta tocar o solo.

Pilotar sob constante monitoramento faz parte da rotina de um piloto profissional, e cumprir com os requisitos operacionais da companhia é fundamental para uma carreira aeronáutica bem sucedida. Portanto, ao voar com um instrutor checador, esqueça-se do nervosismo e habitue-se à ideia. Afinal, aquela não será a última vez que cada movimento do seu voo estará sendo avaliado.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)