Formação de Piloto Privado nos EUA 05

posted in: Claudio Motta, Textos | 1

Saudações leitores do Canal Piloto,

Após perder o voo na terça-feira devido ao tempo fechado, recebi uma ligação na quarta à noite do Mike, informando que houvera um cancelamento, portanto ele estaria disponível das 16h30min às 18h00min na quinta, horário mais que perfeito pra mim, já que saio da escola às 16h.

Avisei à minha mãe pra estar na escola pontualmente às 16h, e lá fui eu ao aeroporto. Chegando lá, o Mike tinha acabado de pousar, acompanhado de um senhor de uns 60 ou 70 anos mais ou menos, e estava fazendo o debriefing. Enquanto aguardava o Mike, fui até a sala de planejamento de voo e dei uma olhada nas condições climáticas pelo computador. Em seguida, liguei o rádio e anotei o ATIS para economizar tempo.

Quando o Mike chegou, informou que o N97019, o qual havia sido marcado o voo, estava com problema no magneto, portanto realizaríamos o voo no N65040 do mesmo modelo. No caminho até a aeronave, ele me explicou as manobras que realizaríamos naquele dia: voo em retângulo, e curvas em subida/descida.

Na hora de chamar me atrapalhei com os callsings, saiu algo parecido a isso:

-McAllen Ground, november niner sev… Correction november six five zero four zero, ready to taxi with “X” information, at McCreery. (Solo McAllen, november nove sete, correção november meia cinco zero quatro zero, pronto taxi com “X” a bordo, pátio geral).

O solo nos informou que a pista principal permaneceria fechada por aproximadamente 10 minutos, por algum motivo que não me recordo, creio eu que havia carros inspecionando a pista ou algo do tipo, portanto solicitei taxi até o ponto de espera da 18, e chegando lá, passei os controles para o instrutor.

A torre solicitou que fizéssemos curva à direita, para evitar o trafego de um helicóptero em aproximação no McAllen Medical Center, e assim fizemos. Livramos o circuito e nos dirigimos até o setor “N” do aeródromo. Após livrar o raio de 10 NM do aeródromo, alternamos para “122.8” e o Mike começou a pedir que eu fizesse algumas curvas em subida, e em descida variando entre 2000 e 3000 pés. A princípio tive um pouco dificuldade em coordenar pedal, aileron, profundor e potência, mas o instrutor disse que estava em um nível satisfatório.

Em seguida aproamos para um field (descampado) retangular que estava próximo, e o instrutor mostrou como devia ser feito o voo retangular (simulando o circuito de trafego), e como compensar o vento que vinha do norte para manter um rectangular pattern (retângulo padrão).

O instrutor realizou a manobra uma vez e em seguida passou-me os controles, para que eu realizasse outras duas. Na primeira tive alguma dificuldade com o vento, o que resultou em uma trajetória ovalada, porém na segunda vez o fiz de forma bem melhor.

No retorno, o instrutor perguntou se caso houvesse pane, aonde seria o melhor lugar para pousar. O setor “N” é basicamente uma região rural, portanto ha muitos pastos, porém havia uma estrada asfaltada e falei pra ele, que lá seria um bom lugar, pois além de mão-dupla (bem maior que as mão – duplas brasileiras) e acostamento, não havia postes nem nada do tipo.

Em seguida ele mostrou como deveriam ser realizados os cheques de reacionamento e de pouso sem motor, falou que estava muito cedo para me testar sobre isso, mas que todo piloto (aluno no meu caso) deve estar preparado para uma possível pane, sempre ter em mente, possíveis locais para pouso e etc.

Nesse meio tempo ingressamos no raio de 10nm do aeródromo de McAllen e chamei a torre, como de costume instruiu-me a reportar 3nm fora na perna base, e assim o fiz. Ao passar a lagoa que tomamos como referencia de 3nm, passei os controles para o Mike, que realizou um belo pouso com um ventinho básico de través.

Após o pouso, taxiei até o pátio da McCreery, onde um trator estava esperando o “040” para reboca-lo até o hangar. Fomos para o debriefing, e lá estava mais uma horinha no logbook.

PS: Finalmente uma hora completa, já que as outras fora 0,5h e 0,9h respectivamente.

Claudio Motta.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)