Dentre todas as dúvidas que costumamos receber no Canal Piloto, esta são perguntas que aparecem com certa recorrência: Como faço para agendar minha prova na ANAC? O que é a GRU, e como faço para pagá-la? É possível consultar os dias e horários disponíveis para as provas? Posso agendar minha prova via Internet?
Pensando nisso, nós preparamos este guia para que você, candidato a Piloto Privado, Piloto Comercial ou mesmo PLA possa agendar sua prova ou exame de segunda época, sem sustos nem transtornos. Qualquer que seja a sua necessidade, os passos abaixo devem lhe garantir um agendamento sem maiores problemas:
1. Providencie seu código ANAC, caso ainda não o tenha
Diferente do que muitos candidatos a Piloto Privado podem imaginar, o Código ANAC – ou simplesmente CANAC – não é restrito apenas a pilotos já checados. Qualquer cidadão brasileiro tem direito a um código ANAC, bastando para isso possuir Cédula de Identidade, CPF e Título de Eleitor. Candidatos do sexo masculino também devem apresentar Certificado de Alistamento Militar, ou Certificado de Dispensa de Incorporação.
O Código ANAC é premissa para inscrição na banca, e deve ser solicitado no Sistema Integrado de Informações da Aviação Civil (SINTAC), conforme instruções detalhadas no Manual de Solicitação de Código ANAC. Estando de posse da documentação mínima exigida, seu código ANAC será gerado instantaneamente, sem qualquer necessidade de espera.
2. Planeje-se para agendar sua prova com antecedência
A agenda de provas da ANAC, em qualquer uma de suas Unidades Regionais, costuma ser bastante concorrida. De qualquer forma, você certamente não escolheu se tornar piloto da noite para o dia, nem vai se preparar para isso a toque de caixa. Um curso preparatório leva em torno de quatro a cinco meses, e um bom estudo autodidata não leva menos tempo do que isso. Portanto, não deixe para a última hora, e agende a sua prova com agilidade. Três meses é um prazo de antecedência bastante aceitável, onde você dificilmente terá dificuldades em encontrar horários disponíveis. Isso também lhe ajudará a estabelecer uma meta, e criar maior foco em seus estudos.
3. Pague sua GRU corretamente
A GRU, ou Guia de Recolhimento da União, é um documento utilizado para cobrança de serviços públicos. Através dela, a União Federal recolhe os valores cobrados em serviços como emissão de passaporte, inscrições em vestibulares, e claro, a sua prova na ANAC. Mas antes de desembolsar qualquer quantia, é importante saber exatamente por quais provas você vai pagar.
Acessando o site da ANAC, na seção “Serviços Online”, você encontrará a opção “GRU Guia de Recolhimento”. Ali você encontrará o link para o sistema de emissão do formulário GRU. Selecione “Tabela de Serviços” e clique em “Pesquisar”:
Aparecerá a tela abaixo, contendo toda a relação de códigos de tributo que podem ser recolhidos pela ANAC. No canto inferior direito, é possível selecionar a página desejada dessa relação:
Avançando até a página 8, você encontrará o início da relação de códigos para inscrição em exames de conhecimentos teóricos, conforme mostrado a seguir:
Neste ponto você deverá selecionar, conforme a relação abaixo, a habilitação para a qual pretende se candidatar:
- Código 118: PP, PPH, CPD, CPR, CPL, CMS
- Código 119: PC/IFR, PCH, IFR, MCV, PLA, PLAH, INVA, INVH
- Código 120. Revalidação do comprovante de conhecimento teórico
- Código 121. PPL
- Código 122. Inscrição para exame de 2ª época
Um aluno que deseje candidatar-se ao CCT de Piloto Privado de Aviões pela primeira vez, por exemplo, deve selecionar o código 118 (PP). O mesmo vale para um candidato ao CCT de Piloto Privado de Helicópteros (PPH). Caso o aluno tenha ficado de segunda época em alguma banca, deverá selecionar o código 122, presente na página seguinte. Já um candidato ao CCT de Piloto Comercial deve selecionar o código de recolhimento 119, e assim sucessivamente.
Após selecionar a habilitação pretendida, você encontrará na próxima página um importante item chamado “Quantidade de documentos a serem pagos”, conforme destacado abaixo:
É importante notar que os valores das provas são cobrados por matéria. À época da edição deste artigo, o valor das provas é de R$ 50,00 por matéria. Certifique-se sempre dos valores atualizados. No campo “Quantidade de documentos a serem pagos”, você deverá selecionar a quantidade de matérias de sua banca.
Retomando alguns dos exemplos que demos acima, o aluno que deseje candidatar-se ao CCT de Piloto Privado de Aviões pela primeira vez deverá selecionar cinco documentos, referentes às cinco matérias de sua banca: Conhecimentos Técnicos, Navegação Visual, Teoria de Voo, Meteorologia e Regulamentos de Tráfego Aéreo. Com isso, sua GRU será gerada com o valor a pagar de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais). Um aluno que tenha ficado de segunda época em duas matérias deverá selecionar dois documentos, de forma que sua GRU terá o valor a pagar de R$ 100,00 (cem reais). A quantidade de documentos a serem pagos, portanto, refere-se à quantidade de matérias de sua banca. É de extrema importância estar atento a este detalhe.
Após selecionar cuidadosamente seu código de recolhimento e o valor a ser pago, o sistema de emissão do formulário GRU gerará sua Guia de Recolhimento, que deverá ser impressa e paga presencialmente em qualquer agência do Banco do Brasil. Através deste link, disponível no próprio site do banco, você poderá encontrar a agência mais próxima ao local de sua preferência.
Após haver pago a GRU correspondente à sua prova, é recomendado aguardar um prazo de três dias úteis para entrar em contato com a ANAC, solicitando o agendamento de sua prova. Isso deve-se ao fato de que, ainda que você tenha em mãos o comprovante de pagamento de sua GRU, os sistemas internos da ANAC também precisam acusar o recebimento do seu pagamento, para que o agendamento de sua prova seja autorizado.
4. Escolha o local onde deseja fazer sua prova
Independente da forma de agendamento que você selecione para sua prova, conforme veremos mais adiante, é importante saber que você realizará sua prova no local de exame com o qual entrará em contato. Não é possível, por exemplo, entrar em contato com a Unidade Regional da ANAC no Rio de Janeiro, para agendar uma prova a ser realizada em São Paulo.
5. Entre em contato com a ANAC para o agendamento de sua prova
A ANAC disponibiliza três maneiras para o candidato agendar sua prova, à sua livre escolha de acordo com sua conveniência: inscrição presencial, inscrição por e-mail e inscrição por procuração. A nossa recomendação é de que você, se possível, marque sua prova presencialmente, por um simples motivo: a ANAC não disponibiliza, sob nenhuma forma, a consulta de disponibilidade de provas em sua agenda, por se tratar de uma informação que pode sofrer alterações a qualquer momento. A disponibilidade é informada apenas no momento de inscrição, aos candidatos que comprovarem o pagamento das respectivas taxas recolhidas pela GRU.
Para realizar sua inscrição presencialmente, compareça a uma Unidade Regional da ANAC. Os atendentes lhe informarão sobre a disponibilidade da data desejada, bem como datas disponíveis mais próximas, caso não haja mais horários na data de sua escolha. Esse mesmo processo de seleção de data e horário, como você poderá facilmente imaginar, pode ser mais demorado caso opte por qualquer outra forma de agendamento.
O agendamento presencial também é recomendável para o candidato se familiarizar com o caminho que fará no dia da prova, vendo que rotas com trânsito, falta de locais para estacionar ou atrasos dos transportes públicos poderão fazê-lo chegar atrasado, ser barrado, e ter de reagendar a prova, sem reembolso do valor já gasto.
Ao apresentar-se para sua inscrição, certifique-se de ter em mãos um documento de identidade com foto recente, seu CPF, uma foto 3×4 recente com fundo claro, e o comprovante de pagamento de sua GRU. Você receberá o seu comprovante de inscrição, que deverá ser apresentado no dia da prova, juntamente com seus documentos de identificação.
Caso não resida próximo a uma Unidade Regional da ANAC, você poderá efetuar seu agendamento por e-mail. Para isso, você deverá imprimir, preencher, datar e assinar o Formulário de Solicitação de Exame, disponível na página de Exames da ANAC. O formulário, devidamente preenchido, deve ser digitalizado e anexado ao e-mail, juntamente com versões digitalizadas de seu Documento de Identidade, CPF e foto 3×4. Todas as digitalizações devem ser enviadas em formato PDF, e preferencialmente coloridas. O e-mail deve ser encaminhado à Unidade Regional de sua escolha para a realização de sua prova.
Há ainda a opção de efetuar a inscrição por procuração. Para isso, uma pessoa de sua escolha e confiança deve comparecer à Unidade Regional da ANAC onde você deseje realizar sua prova, portando seus documentos de identificação, os documentos próprios que o identifiquem como procurador, e uma autorização assinada pelo candidato, com firma reconhecida em cartório. Esta autorização é a chamada procuração, e autorizará seu procurador a realizar a inscrição em seu nome.
Por fim, estando de posse do seu comprovante de inscrição, é só aguardar pela data da prova. Não deixe, logicamente, de aproveitar esse tempo para estudar bastante, e preparar-se para a prova da melhor forma possível.
Deixamos também algumas dicas importantes em relação à prova em si. Providencie com antecedência o material necessário para a execução de sua prova: computador de voo, calculadora comum, caneta transparente e lápis. Calculadoras científicas, celulares, lapiseiras e canetas de corpo opaco não são aceitos na sala de provas. Celulares devem ser DESLIGADOS, pois mesmo vibrações ou sinais luminosos desclassificam o candidato. Deve-se ingressar na sala de avaliação sem qualquer objeto junto ao corpo ou nos bolsos, portanto, certifique-se de levar uma bolsa ou mochila para guardar os seus pertences. Esta poderá ser colocada no chão, próxima a você, dentro da sala de avaliação.
Em caso de quaisquer dúvidas, nós do Canal Piloto também estaremos à disposição para esclarecê-las.
Boa sorte!
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017