A Grands Express Aériens foi uma companhia francesa fundada em 20 de Março de 1919. Sua história é bastante similar à de sua predecessora, a também francesa Lignes Aériennes Farman. Ambas operavam com aeronaves Farman F.60 Goliath, entre a França e a Inglaterra – no caso da Grands Express Aériens, os voos partiam de Le Bourget com destino a Croydon, próximo a Londres. Com o tempo, novos voos passaram a ligar Le Bourget com a cidade de Lausanne, na França, e Genebra, na Suíca.
Também a exemplo de sua predecessora, a Grands Express Aériens deixou de existir para ser parte de uma fusão, que criaria uma empresa ainda maior. Em 1 de janeiro de 1923, ela foi uma das companhias a dar origem à Air Union.
Uma das principais contribuições da Grands Express Aériens à aviação foi a criação do primeiro painel de instrumentos para voo IFR, em 1922. O inventor Raoul Badin, em parceria com René Labouchère, criou o primeiro anemômetro para aeronaves, batizado de “Badin” em sua homenagem. O anemômetro é capaz de medir a velocidade indicada da aeronave através da pressão dinâmica, que é o diferencial entre a pressão total e a pressão estática. Tais conceitos, baseados no Teorema de Bernoulli, são estudados até hoje pelos futuros pilotos.
A partir de 1923, o Badin tornou-se instrumento de voo obrigatório em aeronaves de transporte civil, evoluindo para os indicadores de velocidade de que dispomos nos dias de hoje.
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017