História das Companhias Aéreas – Capítulo 11

posted in: Artigos | 0

Capítulo 11

A Grands Express Aériens foi uma companhia francesa fundada em 20 de Março de 1919. Sua história é bastante similar à de sua predecessora, a também francesa Lignes Aériennes Farman. Ambas operavam com aeronaves Farman F.60 Goliath, entre a França e a Inglaterra – no caso da Grands Express Aériens, os voos partiam de Le Bourget com destino a Croydon, próximo a Londres. Com o tempo, novos voos passaram a ligar Le Bourget com a cidade de Lausanne, na França, e Genebra, na Suíca.

Também a exemplo de sua predecessora, a Grands Express Aériens deixou de existir para ser parte de uma fusão, que criaria uma empresa ainda maior. Em 1 de janeiro de 1923, ela foi uma das companhias a dar origem à Air Union.

Uma das principais contribuições da Grands Express Aériens à aviação foi a criação do primeiro painel de instrumentos para voo IFR, em 1922. O inventor Raoul Badin, em parceria com René Labouchère, criou o primeiro anemômetro para aeronaves, batizado de “Badin” em sua homenagem. O anemômetro é capaz de medir a velocidade indicada da aeronave através da pressão dinâmica, que é o diferencial entre a pressão total e a pressão estática. Tais conceitos, baseados no Teorema de Bernoulli, são estudados até hoje pelos futuros pilotos.

A partir de 1923, o Badin tornou-se instrumento de voo obrigatório em aeronaves de transporte civil, evoluindo para os indicadores de velocidade de que dispomos nos dias de hoje.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)