História das Companhias Aéreas – Capítulo 19

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Capítulo 19

A Compagnie Franco-Roumaine de Navigation Aérienne ou CFRNA foi, como o próprio nome sugere, uma companhia franco-romena de navegação aérea, fundada em 1 de Janeiro de 1920, em Paris, na França. Diferente de suas contemporâneas, que priorizavam rotas ligando Paris a Londres e outras cidades inglesas, a CFRNA surgiu para oferecer voos com destino a Bucareste, na Romênia, com escalas em Estrasburgo (França), Praga (República Checa), Viena (Áustria) e Budapeste (Hungria), mostrando que as principais relações econômicas da Europa começavam a se expandir além do eixo anglo-francês.

A diferença da CFRNA em relação a suas antecessoras não estava apenas nas rotas. Ao invés de utilizar aeronaves Farman F.60 Goliath ou Junkers F.13, bastante populares à época, a CFRNA preferiu compor sua frota com aeronaves Potez 29, de fabricação francesa, com capacidade para cinco passageiros. Compuseram também a frota da companhia o Blériot-SPAD S.33, com igual capacidade de cinco passageiros, além do Aero A.38 e do Bernard 190T, com capacidade para oito passageiros cada.

A rota da França à Romênia, passando pela República Checa, Áustria e Hungria, rendeu à CFRNA o título de primeira linha aérea transcontinental da história. Com uma rota posteriormente implantada, ligando Bucareste à cidade de Belgrado, na Sérvia, a companhia efetuou também o primeiro voo internacional noturno da história da aviação – se pensarmos bem, uma marca bastante apropriada à companhia nacional do país que, de acordo com as lendas, teria sido a terra natal do Conde Drácula.

Em 1930, a porção romena da companhia adotou o nome TAROM – Transporturile Aeriene Române (Transportes Aéreos Romenos), instituindo-se como uma companhia aérea independente, e operando até os dias de hoje sob essa marca. Três anos depois, a porção francesa da companhia faria parte da fusão que deu origem à Air France.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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