História das Companhias Aéreas – Capítulo 23

posted in: Artigos | 1

Capítulo 23

A West Australian Airways foi uma companhia aérea fundada em 1921, na cidade de Geraldton, a oeste da Austrália. Ela foi fundada por Sir Norman Brearley, um piloto australiano que lutou pela Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial. Após servir à Coroa Britânica em batalhas aéreas travadas na região da França, Sir Norman Brearley retornou à Austrália no ano de 1916, em virtude de sérios ferimentos sofridos durante o serviço militar. De volta a seu país de origem, recebeu a primeira licença de piloto civil da Austrália. Curiosamente, sua licença recebeu o número 2: a licença de número 1 foi emitida apenas em 1930, tendo sido concedida a Amy Johnson, a primeira aviadora a voar solo da Inglaterra para a Austrália.

Em maio de 1921, o Governo Federal da Austrália anunciou uma licitação para a primeira companhia aérea subsidiada pelo governo. As empresas interessadas deveriam apresentar propostas de como transportar passageiros e correio entre as cidades de Geraldton e Derby. Ansioso por vencer a licitação, Sir Brearley apresentou múltiplas propostas, de forma que uma delas veio a ser a escolhida pelo Governo Federal. Apesar de ter sido fundada após sua conterrânea Qantas, a West Australian Airways recebeu o título de primeira companhia australiana com voos de operação regular, graças aos seus voos semanais entre Geraldton e Derby.

Para compor seu primeiro quadro de tripulantes, Sir Brearley contratou cinco pilotos. Entre eles estava Charles Kingsford Smith, o pioneiro em cuja honra o aeroporto de Sydney foi posteriormente batizado. Cinco anos após sua inauguração, a companhia assinou um novo contrato com o governo australiano, desta vez para operar a primeira rota interestadual do país.

A rota entre Perth e Adelaide era atendida por aeronaves DH-66 Hércules, como a que ilustra este artigo. OS Hércules eram biplanos trimotores, com capacidade para 16 passageiros e velocidade de cruzeiro de 95 nós. Mesmo sendo considerados lentos e pesados, os DH-66 Hércules serviram de modelo para as aeronaves de linha aérea que surgiriam futuramente, incluindo as que vemos nos dias de hoje.

Os passageiros da primeira rota interestadual da West Australian Airways recebiam um tratamento que seria considerado de primeira classe em nossos tempos atuais. A eles, era servido um suntuoso almoço na cidade de Ceduna, um farto jantar aos que pernoitavam no hostel da companhia na cidade de Forrest, além de excelente serviço de catering na cidade de Kalgoorlie – um serviço, convenhamos, bastante diferente do que encontramos nos voos domésticos dos dias atuais.

A exemplo de outras companhias igualmente pequenas de sua época, a West Australian Airways encerrou suas operações em 1936, a fim de ser incorporada por outra companhia de maior porte. No ano de 1971, seu fundador Norman Brearley foi condecorado com a Ordem do Império Britânico, em reconhecimento por seus serviços prestados à coroa como aviador.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)