História das Companhias Aéreas – Capítulo 29

posted in: Artigos | 0

Capítulo 29

A British Marine Air foi uma companhia de curta existência, fundada em 1923 com o objetivo de oferecer serviços de transporte aéreo através do Canal da Mancha, a bordo de hidroplanos. Ela surgiu como uma joint-venture entre duas empresas: a Supermarine – fabricante de aeronaves, dentre elas o famoso caça Supermarine Spitfire – e a Southern Railway, uma importante companhia ferroviária britânica.

Unindo os conhecimentos aeronáuticos da Supermarine aos conhecimentos logísticos da Southern Railway, a British Marine Air colocou em operação aeronaves Supermarine Sea Eagle, biplanos anfíbios com capacidade para até seis passageiros, de prefixos G-EBFK, G-EBGR e G-EBGS. A base de operações da companhia situava-se em Woolston, subúrbio da cidade de Southampton, cujas docas pertenciam à Southern Railway. De lá, partiram voos com destino às ilhas do Canal da Mancha, além das cidades francesas de Cherbourg e Le Havre.

A British Marine Air teve curta existência, deixando de operar no ano seguinte à sua fundação. Mesmo assim, foi de extrema importância para a história da aviação britânica. Em 1924, sua fusão com as empresas Handley Page Transport, Instone Air Line, e Daimler Airway deu origem à Imperial Airways, que anos mais tarde se tornaria a British Airways, a companhia que representa a Inglaterra nos céus de todo o mundo até os dias de hoje.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)