História das Companhias Aéreas – Capítulo 18

posted in: Artigos | 0

Capítulo 18

A Instone Air Line foi uma das primeiras companhias aéreas da Inglaterra, operando de 1919 a 1924. Ela foi fundada por Sir Samuel Instone, um empresário inglês que, desde 1908, trabalhava com a mineração e transporte de carvão. Em 1919, junto com seu irmão Alfred Instone, fundaram sua companhia aérea na cidade de Cardiff, capital do País de Gales. De lá partiam seus primeiros voos, com destino ao aeroporto Le Bourget, em Paris, passando pelo aeródromo Hounslow Heath, em Londres.

Mesmo operando durante curtos cinco anos, a Instone Air Line realizou alguns feitos pioneiros e memoráveis. Em 1922, foi a primeira companhia aérea da história a estabelecer uniformes para seus pilotos e tripulantes, criando um padrão seguido até hoje por todas as companhias aéreas do mundo. Alguns anos antes, em 1920, foi a primeira companhia a transportar um cavalo de corrida em seus aviões. Nesse mesmo ano, ainda, Sir Samuel Instone estabeleceu contato telefônico com um de seus passageiros, que estava a bordo de um voo para Paris. Mesmo sendo um ato que certamente combinou telefonia e radiocomunicação, o evento é conhecido como a primeira ligação telefônica em voo da história.

Em 1923, um comitê governamental recomendou a fusão das companhias aéreas britânicas, levando a Instone Air Line a deixar de existir como uma única companhia. Seus ativos se juntaram aos das companhias Handley Page Transport, Daimler Airway e British Marine Air Navigation Co Ltd para formar a Imperial Airways.

As memórias da Instone Air Line foram preservadas e registradas pelo irmão de Sir Samuel, Alfred Instone, em um livro de fotografias intitulado “Early Birds – Air Transport Memories 1919-1924”. Em 1976, a companhia ressurgiu na aviação cargueira, especializando-se no serviço de transporte de cavalos e carga viva, a exemplo de seu feito histórico no início do século XX. Diferentemente de sua predecessora, no entanto, a atual Instone Air não possui aeronaves, utilizando-se de fretamentos para prestar seus serviços de logística.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)