História das Companhias Aéreas – Capítulo 30

posted in: Artigos | 0

Capítulo 30

Fundada em 6 de outubro de 1923, a CSA – Czech Airlines é a companhia de bandeira da República Checa, sediada no aeroporto de Ruzyně, em Praga. Iniciou seus serviços com voos domésticos, conectando a capital Praga com a cidade de Bratislava, atualmente capital da Eslováquia, quando ambos países compunham a Checo-Eslováquia. Em 1930, essa mesma rota estendeu-se até Zagreb, capital da Croácia, caracterizando o primeiro voo internacional da companhia.

A CSA chegou a empregar o Farman F.60 Goliath em sua primeira década de existência, porém, nas décadas seguintes, sua frota compôs-se de aeronaves de fabricação predominantemente russa. Fabricantes como Ilyushin e Tupolev foram escolhas constantes até o início da década de 1990. A aquisição do Tupolev Tu-104, em 1957, fez da CSA a segunda companhia aérea do mundo a utilizar airliners a jato, logo após a Aeroflot. A rota Praga-Moscou, que utilizou esse modelo, tornou-se a primeira rota da história operada exclusivamente por jatos – a Aeroflot, por exemplo, alternava aeronaves a reação e a pistão nas rotas para as quais havia designado o Tu-104.

Com a dissolução da Checo-Eslováquia, em Janeiro de 1993, iniciou-se o processo de modernização da frota. Até o fim daquela década, os Tupolevs e Ilyushins haviam sido substituídos pelos ocidentais Boeing 737, Airbus A310 e A320, além dos ATRs. Também estão previstas transferências de aeronaves Airbus A330 e Boeing 747-400 da Korean Air, sua principal acionista atualmente, tão logo essas sejam substituídas pelo Airbus A380 e pelo Boeing 747-800 na companhia coreana.

A CSA possui também um programa de fidelidade, o “OK Plus”, cujo nome não é por acaso. Todas as aeronaves da companhia têm seus prefixos iniciados por “OK”, que é o código IATA da companhia. A oportuna escolha da sigla é aproveitada nas ações publicitárias da empresa. Dessa forma, o “OK” está presente no nome do seu programa de fidelidade, bem como esteve na pintura de boa parte de suas aeronaves.

No vídeo abaixo, produzido e publicado pela própria companhia em seu canal no YouTube, você confere toda esta história contada em imagens, além de conhecer as operações da CSA nos dias atuais:

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)