História das Companhias Aéreas – Capítulo 37

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Capítulo 37

A aviação do Oriente Médio nasceu no distante país do Tajiquistão, no ano de 1924, quando este ainda fazia parte da extinta União Soviética. Em 3 de Setembro daquele ano, uma aeronave Junkers F.13 decolou de Bukhara com destino a Dushanbe, capital do país, quando este sequer contava com um órgão regulador de aviação civil. Para falar a verdade, a aviação chegou ao Tajiquistão antes mesmo de muitas outras coisas básicas: o primeiro avião chegou ao país dois anos antes do primeiro carro, e cinco anos antes do primeiro trem.

O primeiro aeródromo do país foi então construído em Dushanbe, quando esta ainda se chamava Stalinabad. Rapidamente os aeródromos proliferaram por outras cidades, tendo em vista a grande contribuição que a aviação trazia ao transporte do Tajiquistão, em virtude de sua geografia montanhosa e acidentada. Logo o setor aéreo tornou-se fundamental para a economia do país, levando à instituição do seu Departamento Nacional de Aviação Civil, em 1937.

Em 1945, o país recebeu sua primeira aeronave Lisunov Li-2, uma versão licenciada do Douglas DC-3. Seu primeiro voo serviu justamente à rota Stalinabad-Moscou, conectado a capital do país ao centro do poder soviético. Nos anos seguintes, o Tajiquistão recebeu aeronaves Antonov, Yakovlev e Ilyushin para a expansão de sua frota. A eficiente utilização de aeronaves Yakovlev Yak-40 e Antonov An-28 conferiu à Autoridade de Aviação Civil Tajiquistanesa o primeiro lugar entre os órgãos reguladores de toda a União Soviética.

Atualmente a Tajik Air, na condição de uma companhia de bandeira de um país independente, opera entre destinos por toda a Ásia, além de seguir conectando seu país à Rússia, com uma heterogênea frota de aeronaves Antonov, Boeing, Tupolev e Xian. Esperam-se também, para os próximos anos, a aquisição de duas aeronaves Sukhoi Superjet 100.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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