História das Companhias Aéreas – Capítulo 39

posted in: Artigos | 0

Capítulo 39

A Ryan Airline Company foi uma pequena companhia americana de transporte aéreo. Foi fundada em 19 de Abril de 1925 na cidade de San Diego, California, pelo aviador Tubal Claude Ryan, em parceria com Benjamin Franklin “Frank” Mahoney. Ryan buscava desenvolver carreira na Força Aérea Americana, havendo inclusive se emancipado para buscar essa meta. No entanto, o Armistício de Compiègne, que colocou um fim à Primeira Guerra Mundial, foi assinado no exato dia em que Ryan apresentou-se ao serviço, para sua frustração. Assim sendo, buscou a Universidade Estadual de Oregon para o estudo de Engenharia Aeronáutica, o que lhe possibilitaria, anos depois, construir suas próprias aeronaves.

Sua pequena companhia aérea prestava serviços de voos regulares entre as cidades de San Diego e Los Angeles, ambas na Califórnia. Suas tarifas seriam consideradas simbólicas nos dias de hoje: $14,50 por uma viagem só de ida, e $22,50 por uma viagem de ida e volta. Os voos eram operados utilizando-se aeronaves Standard J-1, um avião particularmente não muito popular entre os pilotos. Também eram utilizados “Cloudsters” (pulverizadores) adquiridos de Donald Douglas, o fundador da Douglas Aircraft Company – a mesma que viria a produzir aeronaves como o DC-3 e, décadas depois, o MD-11, após a fusão que criaria a McDonnell Douglas Corporation.

Ryan e Mahoney chegaram a desenhar e produzir aeronaves conjuntamente, como o monomotor Ryan M-1. O primeiro exemplar foi produzido no outono de 1925, sendo sucedido por outras 22 unidades. A procura por essas aeronaves, no entanto, não foi suficiente para manter o interesse de Ryan na sociedade, levando-o a dissolvê-la em novembro de 1926. Mahoney ainda prosseguiu com a produção de novos modelos, utilizando o nome do amigo sob o consentimento deste. Dentre esses novos modelos, estava o Ryan NYP “Spirit of St. Louis”, que com Charles Lindbergh ao comando, foi a primeira aeronave a cruzar o Atlântico de Nova Yorque a Paris.

Após o sucesso de Charles Lindbergh em cruzar o Atlântico, a companhia mudou seu nome para B. F. Mahoney Aircraft Corporation. A companhia de produção de aeronaves prosperou por mais alguns anos, porém, a pequena linha aérea infelizmente deixou de existir.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)