História das Companhias Aéreas – Capítulo 40

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Capítulo 40

A National Air Transport foi uma das mais importantes companhias aéreas a serviço dos correios dos Estados Unidos. Ela foi fundada em 21 de Maio de 1925 por Clement Melville Keys, um investidor conhecido como “O pai da aviação comercial na América”. Clement Keys foi responsável pela fundação de muitas outras companhias americanas, como a North American Aviation e a TWA, além da fabricante de aeronaves Curtiss-Wright. Até mesmo companhias aéreas de outros países fizeram parte de seu portfolio, como é o caso da chinesa China National Aviation Corporation, e da peruana Peruvian International Airways.

Clement Keys fundou a National Air Transport com a intenção de fomentar o desenvolvimento de uma ampla rede de linhas aéreas, fabricantes de aeronaves e outros serviços aéreos, a fim de que estas colaborassem mutuamente, desenvolvendo o mercado americano da aviação. Propôs inicialmente uma rota de transporte aéreo postal, interligando as cidades de Chicago, Detroit e Nova Iorque. Com a ajuda de seu sócio Carl B. Fritsche, gerente geral da Corporação de Desenvolvimento Aeronáutico de Detroit, levantou entre investidores a quantia de 10 milhões de dólares para seu empreendimento, algo até então sem precedentes. Isso permitiu que uma sólida base de operações fosse estabelecida.

Ao longo do mesmo ano, novos contratos com o Serviço Postal Americano permitiram que a malha aérea da National Air Transport se expandisse, passando a interligar Chicago a Dallas. Essa mesma rota passava pelas cidades de Moline, St Joseph, Kansas, Wichita, Ponca e Oklahoma, interligando os extremos leste e oeste do país. Graças a isso, a National Air Transport foi a primeira companhia aérea a atravessar a América.

Suas operações utilizavam, inicialmente, aeronaves Curtiss Carrier Pigeon. O nome de “Pigeon”, ou “Pombo”, pode ser considerado uma clara alusão à sua aplicação de transporte postal. Como as rotas da companhia exigiam a difícil travessia sobre os Montes Allegheny, que fazem parte da Cordilheira dos Apalaches, os Pigeons logo foram substituídos por aeronaves Douglas M-2, e posteriormente, pelo Travel Air 6000.

A National Air Transport foi adquirida pela Boeing em 1930, passando a fazer parte de um grande conglomerado. No entanto, o Ato Postal Aéreo de 1934, originado por um escândalo envolvendo o serviço aéreo postal americano, proibiu que linhas aéreas e fabricantes de aeronaves fizessem parte de uma mesma corporação. Assim, a Boeing dividiu a National Air Transport em três companhias menores, sendo uma delas a United Airlines, que opera até os dias de hoje.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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