Como seria fácil de se supor, a Ford Air Transport Service foi uma companhia aérea fundada pelo histórico Henry Ford – o empresário automobilístico responsável pela criação da linha de montagem – juntamente com seu filho, Edsel Ford. A companhia teve curta existência, operando entre os anos de 1925 e 1932, atendendo apenas três destinos: Detroit, Chicago e Cleveland. Entrou para a história por ser a primeira companhia aérea a operar voos regulares de carga.
A incursão da família Ford no setor aeronáutico começou com um investimento na Stout Engineering Company, então uma pequena empresa de fabricação de aeronaves. Em agosto de 1925, a Stout Engineering Company foi incorporada à Ford Motor Company, passando a se chamar “Stout Metal Airplane Division of the Ford Motor Company”. Henry e Edsel Ford demonstraram interesse no projeto da aeronave Stout 2 AT-Pullman, um pequeno monomotor monoplano feito inteiramente de metal, que viria a ser utilizado nos primórdios da aviação comercial americana.
A primeira aeronave 2-AT deixou a linha de montagem em Dearborn batizada de “Maiden Detroit” – algo como “Dama Detroit”, eu uma tradução livre. Logo outras quatro aeronaves 2-AT nasceriam também na mesma linha de montagem, nomeadas como “Maiden Dearborn I, II, III e IV”. O voo inaugural da companhia foi feito em 14 de Abril de 1925 pela “Maiden Detroit”, carregando 1.000 libras de carga entre as fábricas de automóveis da Ford entre Detroit e Chicago. Somente no primeiro ano, foram mais de 1.000 voos regulares de transporte de carga.
A Ford Motor Company possuía seu próprio aeródromo em Dearborn. Batizado de “Ford Airport”, foi o primeiro aeroporto americano a possuir hotel anexo, pistas de concreto, controle por rádio para voos comerciais, e terminais de passageiros. Suas instalações foram projetadas pelo “Arquiteto de Detroit”, o alemão Albert Kahn, e possuem a fama de haverem influenciado os designs das instalações dos demais aeroportos americanos. À época das operações da Ford Air Transport Service, o Ford Airport possuía duas pistas de grama, que já contavam com iluminação para operações noturnas.
A segurança e previsibilidade das operações da companhia foram uma vantagem na obtenção de contratos de transporte aéreo, os quais iniciaram-se em 15 de Fevereiro de 1926, com os próprios Henry e Edsel Ford encarregando-se de embarcar o primeiro malote de correio. Esse primeiro voo, inclusive, chegou a ser escoltado por caças da Força Aérea Americana. As rotas eram as mesmas já operadas pela empresa.
Em 1928, Henry e Edsel Ford decidiram por devolver a linha aérea à Stout Engineering Company, que manteria a produção de aeronaves Stout-Ford. O último voo da Ford Air Transport Service ocorreu em 1932, e suas aeronaves foram então vendidas. A maioria delas passou às mãos da Florida Airways.
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017