História das Companhias Aéreas – Capítulo 44

posted in: Artigos | 0

Capítulo_44_Canal_Piloto

A década de 1920 foi um período de grande prosperidade para a economia americana. Fortalecidos economicamente com a vitória na Primeira Guerra Mundial, os americanos viram sua produção crescer de forma estupenda, numa ascensão que só seria detida com a crise de 1929. Em meio a esse – até então – próspero cenário, surgiram muitos investidores para diversos setores de serviços, incluindo o setor aeronáutico. Foi assim que Vern Centennial Gorst, um pioneiro da aviação americana, deu início à Pacific Air Transport.

Gorst era um aficionado por transportes desde pequeno. Aos 13 anos, já ganhava alguns trocados transportando galinhas pela baía de Port Orchard, usando uma jangada que ele mesmo havia construído. Com a maioridade, investiu em linhas de ônibus e, aos 38 anos, tornou-se piloto autodidata. Ao saber dos contratos de transporte aéreo postal que vinham sendo oferecidos pelos correios americanos, conseguiu uma concessão para operar a linha aérea CAM 8, que interligava as cidades de Seattle e Los Angeles, além de outras cidades intermediárias menores.

Para as operações de sua companhia, Gorst escolheu utilizar aeronaves Ryan M-1, visto que a rota exigia transpor os 7.000 pés de altitude das Montanhas Siskiyou, na fronteira do Oregon com a California. Em 15 de Setembro de 1926, os serviços se iniciaram.

Antes de iniciar as operações da Pacific Air Transport, Vern Gorst conseguiu que as cidades onde operaria tivessem luzes de indicação e faróis improvisados. Também persuadiu as companhias petrolíferas a escreverem os nomes de suas cidades nos telhados de suas instalações, beneficiando assim a navegação visual de seus pilotos, e das empresas que operariam nas mesmas rotas.

A Pacific Air Transport também chegou a oferecer o serviço de transporte de passageiros, porém, poucos clientes dispuseram-se a pagar 132 dólares por uma viagem de 18 horas, acomodados entre malotes de correio. Somando-se o fato da rota CAM 8 não ser a mais lucrativa entre as rotas postais americanas, os baixos lucros da empresa levaram Vern Gorst a buscar a ajuda de outros empreendedores.

A companhia despertou assim o interesse de Bill Boeing, que incorporou-a à sua própria empresa, a fabricante de aeronaves que leva até hoje o seu sobrenome. Mesmo sendo oficialmente uma subdivisão da Boeing Air Transport a partir de 17 de Dezembro de 1928, a Pacific Air Transport manteve sua identidade até o fim de suas operações.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)