A Canadian Airways foi uma companhia aérea verdadeiramente nascida em família de aviadores. Seu fundador, James Armstrong Richardson, Sr., foi um importante homem de negócios canadense, e um dos pioneiros da aviação de seu país. Inclusive, seu filho James Armstrong Richardson foi um piloto anti-submarinos da Força Aérea Real Canadense durante a Segunda Guerra Mundial, além de se tornar, posteriormente, ministro do Gabinete do Canadá. A importância de James Armstrong Richardson, Sr. foi tamanha para a aviação canadense que o aeroporto internacional de sua cidade-natal, Winnipeg, recebe até hoje o seu nome.
No ano de 1926, o município canadense de Red Lake despontou para a economia local, com a descoberta de uma grande jazida de ouro. A novidade atraiu até mesmo mineradores do Klondike, a mais de 4.000 quilômetros dali. A repercussão da novidade foi de tal dimensão que, em 1936, o aeroporto local Howey Bay tornou-se o mais movimentado do mundo para sua época.
Vislumbrando a oportunidade de negócios do início dessa corrida do ouro, James Armstrong Richardson, Sr. fundou a Canadian Airways, para atender à demanda de transporte que surgiria nesse período. Para isso, utilizou aeronaves como o Fairchild 71C, que era a versão canadense do americano Fairchild 71. Esse pequeno monomotor de pistões radiais podia transportar até oito passageiros, e foi equipado com esquis aquáticos para que pudesse operar em Red Lake – como o próprio nome sugere, uma região de lagos.
A companhia foi oficialmente encerrada no ano de 1941, quando foi adquirida pela Canadian Pacific Air Lines. Esta última foi absorvida em 1987 pela Canadian Airlines, que por sua vez, no ano de 2000, faria parte da Air Canada, a atual companhia de bandeira canadense, mantendo a tradição de que companhias maiores formam-se da absorção de outras companhias de menor porte.
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017