História das Companhias Aéreas – Capítulo 47

posted in: Artigos | 0

Capítulo 47

A história da Varney Airlines começa com a história de seu próprio fundador, Walter Varney. Nascido em 26 de Dezembro de 1988, em San Francisco na California, Varney foi um dos mais importantes pioneiros da aviação americana. Após servir como piloto militar durante a Primeira Guerra Mundial, ele se tornou um dos mais proeminentes detentores de contratos de serviços aéreos postais de seu país. Foi também responsável pela criação e estruturação de algumas das mais importantes companhias aéreas americanas, como veremos mais adiante.

Em meados de 1925, Varney adquiriu o contrato para operar a rota postal CAM-5, que conectava a cidade de Pasco, no estado de Washington, à cidade de Elko, no estado de Nevada, com uma parada intermediária em Boise, onde Varney estabeleceu a base de operações de sua companhia. Àquela época, a cidade de Pasco era um importante centro de operações ferroviárias. Ela ficava a meio caminho entre as cidades de Portland, Seattle e Spokane. Dessa forma, toda correspondência colhida e entregue por via aérea em Pasco servia também a essas três cidades, por via férrea.

As operações se iniciaram com um pequeno biplano, o Curtiss Swallow. Com capacidade apenas para o piloto e os malotes de correio, a aeronave atingia 90 milhas por hora, algo em torno de 140 Km/h. Com o passar do tempo, a frota foi modernizada. A Boeing entrou em cena, fornecendo o pequeno modelo 40, um biplano monomotor mais moderno que seus antecessores. Após ele, entrou também para a frota da Varney Airlines o Boeing 247, um monoplano bimotor de cabine fechada, com capacidade para até dez passageiros. O Boeing 247 permitiu que a companhia passasse a transportar passageiros e malotes em um mesmo voo.

Após adicionar as cidades de Seattle, Portland e Salt Lake City aos destinos de seus voos, a Varney Airlines foi adquirida em 1930 pela United Air Transport. Esta, mais tarde, viria a se tornar a gigante United Airlines, em operação até os dias de hoje. No ano de 1932, Walter Varney participou de um processo de compra da Lockheed Martin, que salvou a companhia da falência, contribuindo com 50% do capital necessário para essa compra. Em 1934, Varney fundaria também outra grande companhia, a Continental Airlines, que recentemente passou por um processo de fusão com a própria United.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)