História das Companhias Aéreas – Capítulo 52

posted in: Artigos | 0

Capítulo 52

Em tempos modernos como as décadas de transição entre os séculos XX e XXI, a contextualização de uma nação monárquica no cenário político mundial é algo cada vez mais impensável. Com exceção talvez de monarquias tradicionais como a britânica, as poucas nações sob o mesmo regime vêm enfrentando transições para estados republicanos. É o caso da Iugoslávia, que entre os anos de 1992 e 2006, viu seus territórios se emanciparem, dando origem às repúblicas da Croácia, Bósnia e Herzegovina, Eslovênia, Macedônia, Montenegro, Kosovo e Sérvia.

A redução do espaço territorial permite que um país reorganize e administre mais adequadamente seus ativos. Foi o que a Sérvia pôde fazer com a antiga Jat Airways, também herdada da extinta Iugoslávia. O nome da companhia, um acrônimo de Jugoslovenski Aerotransport (Yugoslavian Air Transport), já não seria cabível para o novo país. A frota, reduzida a poucos ATRs e Boeings 737, também pedia por crescimento. E desde 26 de Outubro de 2013, é o que tem acontecido com a companhia sob o seu novo nome, Air Serbia.

Mesmo o nome sendo recente, a companhia pode ser considerada bastante antiga, visto que suas origens remontam à antiga Aeroput, a primeira companhia de bandeira da Iugoslávia e antecessora da própria Jat Airways. Sua sede de operações permanece em Belgrado, antiga capital da Iugoslávia e atual capital da Sérvia.

A principal estratégia de recuperação da empresa encontra base em um acordo celebrado com a Etihad Airways, onde a companhia de bandeira dos Emirados Árabes assume 49% das ações da Air Serbia, deixando a participação majoritária para o governo da Sérvia, que detém os 51% restantes das ações. O contrato prevê uma parceria inicial de cinco anos, os quais podem se estender mediante os interesses de ambos os lados.

Os atuais destinos da Air Serbia incluem as cidades de Banja Luka (Bósnia e Herzegovina), Praga (República Checa), Ljubljana (Eslovênia), Bucareste (Romênia), Budapeste (Hungria), Sofia (Bulgária), Varna (Bulgária), Varsóvia (Polônia) e Beirute (Líbano). Estes são atendidos pelos antigos ATRs e Boeings da frota, além de aeronaves Airbus A319 e A320 recentemente adquiridas. Existem, ainda, planos para aquisição de aeronaves de longo alcance, que terão como prováveis destinos as cidades de Chicago e Nova Iorque, nos Estados Unidos, e Toronto, no Canadá.

No vídeo abaixo, você confere cenas do voo inaugural da Air Serbia, uma viagem de ida e volta entre as cidades de Belgrado e Banja Luka. A aeronave do voo inaugural recebe o nome de Novak Djokovic, o tenista Sérvio que já ocupou o primeiro lugar do ranking mundial da ATP:

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)