História das Companhias Aéreas – Capítulo 53

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Capítulo 53

Na região sudoeste da Europa, localiza-se a região conhecida como Península Ibérica. Ela é composta pelos países de Portugal, Espanha, Andorra e Gibraltar, onde se localiza o famoso estreito que serve de passagem do Oceano Atlântico para o Mar Mediterrâneo. É ali também que se encontra o famoso aeroporto cuja pista cruza uma avenida, levando carros e aviões a compartilharem um mesmo espaço.

A Península Ibérica serviu de inspiração para que o mais extenso de seus países, a Espanha, nomeasse a companhia aérea que o representa. Fundada em 28 de Junho de 1927, a Iberia opera até os dias atuais como sua companhia de bandeira. Suas operações iniciaram-se graças a um investimento da Deutsche Luft Hansa em parceria com o investidor local Horacio Echeberrieta. A bordo do airliner alemão Rohrbach Roland, os primeiros tripulantes decolaram de Madri a Barcelona, levando malotes de correio.

Durante o regime ditatorial de Miguel Primo de Rivera, a Iberia foi forçada a unir-se com as demais companhias espanholas, em uma única iniciativa estatal de transportes aéreos. A ditatura culminou na Guerra Civil de 1936, que se encerraria três anos depois. Após esse período, a Iberia tornou-se uma companhia estritamente doméstica, operando, portanto, apenas voos nacionais.

No ano de 1946, a Iberia tornou-se a primeira companhia aérea europeia a voar para a América do Sul após a Segunda Guerra Mundial. Por ter assumido posição favorável aos Países do Eixo durante a Segunda Guerra, a Espanha sofreu severas sanções americanas, que foram suspensas somente após a assinatura do Tratado de Madri, em 1953. Em um sinal de boa vontade para com os países aliados, o Tratado suspendia a necessidade de visto para ingresso de visitantes americanos em território espanhol, o que trouxe grandes benefícios às operações da Iberia. Também contribuíram nesse sentido os acordos que se firmaram na Convenção da Aviação Civil Internacional, celebrada em 14 de Junho de 1954 em Montreal, no Canadá. A postura liberal em prol da Espanha propiciou que o país recebesse grandes quantidades de turistas, que os visitaram a bordo dos voos de sua principal companhia.

Em conjunto com as empresas Lufthansa, Air France e SAS, a Iberia fundou em 1987 a Amadeus, uma companhia de TI voltada exclusivamente ao desenvolvimento de soluções para linhas aéreas. Utilizados inclusive por empresas brasileiras, os sistemas da Amadeus englobam soluções de vendas e reservas de passagens, gerenciamento de inventário, controle de voos, venda de serviços conexos, entre outras utilidades.

Em abril de 2010, a Iberia anunciou sua fusão com a British Airways, passando a integrar o IAG (International Airlines Group), do qual também faz parte a American Airlines. Tanto Iberia quanto British mantém o uso de suas respectivas imagens corporativas, porém, o conglomerado responde pelo terceiro maior faturamento mundial em linhas aéreas, além de ser o segundo maior grupo de linhas aéreas na Europa.

A última grande novidade da Iberia data do ano de 2013, quando a companhia apresentou ao mercado aeronáutico sua nova imagem corporativa. Em suas aeronaves ainda predominam o vermelho e o amarelo da bandeira espanhola, porém não mais com o tradicional “IB” estilizado, que decorava o estabilizador vertical de todos os aviões da frota. No vídeo abaixo, disponível no canal da própria companhia no YouTube, você poderá conhecer a nova imagem corporativa da Iberia, bem como ter uma ideia do nível de seus serviços de bordo:

Luiz Cláudio Ribeirinho
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