História das Companhias Aéreas – Capítulo 54

posted in: Artigos | 0

Capítulo 54

A Maddux Air Lines foi uma pequena companhia regional a operar no sul da Califórnia, interligando a região com o Arizona e parte do México no fim da década de 1920. Ela foi fundada em 22 de Setembro de 1927 por Jack L. Maddux, um vendedor local de automóveis Ford e Lincoln. O primeiro voo da companhia decolou de San Diego com destino a Los Angeles, em uma aeronave Ford Tri-Motor – modelo que, com o tempo, comprovou-se totalmente adequado aos objetivos da empresa.

O aeródromo ao qual destinava-se o primeiro voo se chamava Inglewood Site, e contava com uma pista pequena e irregular. Devido a isso, os voos com destino a Los Angeles passaram a utilizar o aeroporto Rogers, em Glendale. Curiosamente, o pequeno e inadequado Inglewood Site viria a se tornar, futuramente, o Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX), um dos aeroportos mais movimentados da atualidade.

A partir da base instalada em Los Angeles, as operações expandiram-se ao longo dos anos, com destinos regulares em San Francisco, Fresno e Oakland. Partindo de San Diego, havia também voos com destino ao Agua Caliente Casino, na cidade mexicana de Tijuana. Em todas essas operações, o Ford Trimotor predominava na composição da frota da Maddux Air Lines.

Em novembro de 1929, a Maddux Air lines foi absorvida pela Transcontinental Airlines, uma companhia de alcance nacional que combinava seus voos com operações ferroviárias, para maior abrangência de seus serviços. A negociação do processo de fusão contou com o lendário aviador Charles Lindbergh, representando os interesses da Transcontinental Airlines. Como parte de um conglomerado maior, a Maddux Air Lines passou a responder pelas rotas mais a oeste do país. A nova empresa daria origem futuramente à TWA, uma das maiores companhias domésticas da história americana.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)