História das Companhias Aéreas – Capítulo 55

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Capítulo 55

Localizado na Península dos Bálcãs, a Bulgária é um pequeno país de modestas extensões territoriais, que faz parte da União Européia desde 2007. Seu primeiro contato com a aviação aconteceu no ano de 1927, quando no dia 25 de Outubro, o governo búlgaro fundou a Bunavad (Bulgarian National Aeronautical Public Equity Company), como primeira companhia de bandeira do país.

O objetivo da Bunavad era o de interligar as principais cidades da Bulgária. Decolando da capital nacional, Sofia, partiam voos de ida e volta para a cidade de Varna, com uma escala em Ruse em ambos os trechos. Outras cidades a figurar como destinos da Bunavad eram Ruse e Plovdiv. Em seus curtos três anos de existência, a companhia jamais expandiu-se além das rotas regionais.

Para os primeiros voos da Bunavad, foram utilizadas aeronaves Junkers F.13, bastante populares à época. Também chegaram a integrar a frota outros modelos da mesma fabricante, como o Junkers G.23, um trimotor com capacidade para até 14 passageiros, além de dois tripulantes. O primeiro voo, no entanto, transportou apenas três passageiros, que foram recebidos na cidade de Varna pela imprensa e pelo público. O primeiro voo de uma companhia aérea na Bulgária foi, então, tratado como um evento histórico.

Diferente de outras companhias de sua época, a Bunavad não teve grandes oportunidades de prosperar. Em virtude da Grande Depressão de 1929, a Junkers Aircraft foi obrigada a retirar-se do acordo de fornecimento de aeronaves, selado com o governo da Bulgária. O Tratado de Neuilly-sur-Seine, assinado como um tratado de paz após a Primeira Guerra Mundial, também impunha severas restrições de operação aérea à Bulgária, que fazia parte do grupo de países derrotados.

Por todos esses motivos, em uma data incerta do ano de 1930, a Bunavad discretamente encerrou suas operações, não sem antes entrar para a história de seu país como sua primeira companhia aérea de bandeira.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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