História das Companhias Aéreas – Capítulo 56

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Capítulo 56

A história da Standard Air Lines começa com a fundação de uma das primeiras escolas de aviação dos Estados Unidos. Em 1926, os aviadores Jack Frye e Paul Richter fundaram a Aero Corporation of California, uma das primeiras instituições americanas homologadas a lecionar aulas de voo, e a ensinar os pilotos a efetuar pulverização em plantações. Como uma subsidiária dessa companhia, Frye e Richter fundaram a Standard Air Lines, com o objetivo de oferecer transporte aéreo entre os estados da California, Arizona e Texas.

Os serviços da Standard Air Lines conectavam as cidades de Los Angeles, na California, Tucson e Douglas, no Arizona, e El Paso, no Texas. A partir desta última, partia o “Texano”, um trem utilizado por muitos passageiros da companhia, que embrenhava-se pelo interior do Texas até chegar ao seu destino final, na cidade de Sweetwater. Com isso, a Standard Air Lines foi uma das primeiras companhias aéreas americanas a atuar em parceria com os transportes ferroviários, para oferecer serviços que transportassem seus clientes por distâncias ainda maiores.

Os passageiros da Standard Air Lines que viajavam pelo “Texano” até Sweetwater podiam, nesse novo destino, embarcar em voos com destino a St. Louis, operados pela Southwest Air Fast Express. De lá, seguiam novamente por trem para Nova Iorque, e poderiam fazer todo o caminho inverso novamente, até Los Angeles. A operação completa, de costa a costa, durava longas 43 horas e 40 minutos, mas ainda assim, levava 16 horas a menos do que percorrer o mesmo percurso viajando exclusivamente em trens.

Nas ações publicitárias da Standard Air Lines, a companhia era descrita como “A rota dos bons ventos” (The fair weather route). Seus aviões eram retratados tendo a paisagem dos desertos do Arizona ao fundo, por onde geralmente passavam em suas rotas interligando Los Angeles a El Paso.

Assim como outras companhias, não apenas americanas, a Standard Air Lines sofreu severos impactos com a Grande Depressão de 1929, o que levou Frye e Richter a venderem sua companhia para a Western Air Express. Ambos entraram para o grupo de diretores da nova companhia, que futuramente se tornaria a TWA, uma das mais importantes companhias aéreas americanas da segunda metade do século XX.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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