História das Companhias Aéreas – Capítulo 61

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Capítulo 61

A Airwork Services Limited, ou simplesmente Airwork Limited, foi uma companhia do Reino Unido cujos serviços e operações foram muito além do conceito de linha aérea. Fundada em 1928 por Nigel Norman e Alan Muntz, a companhia nasceu com a inauguração do aeródromo privado de Heston, na cidade de Middlesex. No ano de 1935, em busca de instalações maiores, a companhia mudou-se para Gatwick, onde hoje se localiza um dos principais aeroportos de Londres.

Nos anos que se seguiram, a Airwork Services foi responsável pelo treinamento de dezenas de milhares de pilotos, britânicos e aliados, durante a Segunda Guerra Mundial. Escolas de instrução aeronáutica, em nome da companhia, foram abertas nas regiões de Castle Bromwich, Barton (atual Manchester), Ringway e Elmdon (atual Birmingham), além da cidade de Perth, na Escócia, entre muitas outras. Foram ao todo 50 estabelecimentos, que agregaram-se em 20 estabelecimentos maiores durante os anos da Guerra.

Os treinamentos militares da Airwork Services foram fundamentais para a campanha dos Britânicos e de seus aliados. Em suas instruções, era amplamente utilizado o de Havilland Tiger Moth, um monomotor biplano que serviu entre os anos de 1932 e 1959, e que ainda pode ser encontrado em utilização civil nos dias atuais.

Tiger_Moth_Canal_Piloto

A Airwork Services atuou também no transporte de tropas, mesmo após a Segunda Guerra Mundial. Para essas atividades, era utilizado o Handley Page Hermes. O Hermes serviu também à operação de voos charter para os mais variados propósitos, desde transporte de passageiros em nome do governo sudanês até o transporte de peregrinos muçulmanos para a cidade de Jidá, durante o período da peregrinação sagrada do Hajj. Seu histórico em missões militares, no entanto, contabilizou inúmeras panes de motor, pousos forçados e quedas, comprometendo sua confiabilidade em operações militares, bem como o monopólio da companhia nesse setor.

Handley Page Hermes_Canal_Piloto

Em um período pós-guerra, de paz entre as nações, uma companhia que havia se tornado notória no treinamento de pilotos militares precisava sobreviver. Além da operação de voos charter, a diversificação de serviços chegou aos voos transatlânticos, de transporte de passageiros e de carga, em nome da sobrevivência corporativa. Em 1952, voos cargueiros transatlânticos iniciaram-se a partir do aeroporto de Manchester, com destino ao aeroporto Idlewild de Nova Iorque, atual aeroporto JFK.

Outra ação de diversificação de serviços nasceu da parceria com a também britânica Hunting Air Transport. Ambas operaram, conjuntamente, uma rota interligando Londres a Nairobi, no Quênia, passando pela República de Malta e pelas cidades de Benghazi (Líbia), Juba (Sudão do Sul) e Entebbe (Uganda). Outros destinos incluíam Salisbury, na própria Inglaterra, e Accra, no Gana, passando pelas cidades de Lisboa (Portugal), Las Palmas (Espanha), Banjul (Gâmbia) e Freetown (Serra Leoa). Todas essas rotas, operadas em frequência quinzenal na sua maioria, eram conhecidas como “Safari/Colonial Coach Services”, e utilizavam o Vickers Viking, um airliner bimotor com capacidade para 36 passageiros.

Vickers Viking_Canal_Piloto

A parceria entre as companhias foi tão bem sucedida que, no ano de 1958, iniciou-se um processo de fusão entre a Airwork Services e a Hunting Air Transport. A fusão adquiriu, ainda, empresas como a Transair e a Air Charter, dando origem à British United Airways, a maior companhia aérea britânica privada de sua época.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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