História das Companhias Aéreas – Capítulo 7

posted in: Artigos | 0

Danish_Airlines_Canal_Piloto

A Det Danske Luftfartselskab A/S ou DDL, mais conhecida como Danish Airlines, foi a primeira companhia aérea da Dinamarca. Fundada em 29 de outubro de 1918, suas operações iniciaram-se apenas em 7 de agosto de 1920, após a aquisição de uma aeronave Flugzeugbau Friedrichshafen 49c, um hidroavião biplano monomotor de apenas dois lugares.

A primeira aeronave da Danish Airlines havia antes pertencido à companhia alemã Deutsche Luft-Reederei (D.L.R.), e foi entregue em estado praticamente novo. Após receber o prefixo dinamarquês T-DABA, iniciou a operação de voos regulares entre as cidades de Copenhagen, Malmö e Warnemünde. Ainda em 1920, a frota da DDL recebeu reforços de novas aeronaves, todas monomotoras e com capacidade para, no máximo, oito passageiros. Entre elas, estava o Junkers F.13, a primeira aeronave inteiramente de metal.

Em 1926, após receber quatro aeronaves Farman F.121 Jabiru – que possuíam quatro motores e capacidade para até nove passageiros – a Danish Airlines passou a operar voos de sua base em Copenhagen para Amsterdam, que por sua vez, era uma importante conexão para as cidades de Londres e Paris. Essa foi uma iniciativa de alto valor estratégico para a expansão dos negócios da empresa.

Novos modelos de aeronaves Fokker continuaram sendo adquiridas para a expansão da frota, até a aquisição de dois Focke-Wulf Fw 200, que eram quadrimotores de longo alcance, com capacidade para até 26 passageiros. Tratavam-se de modelos com potencial para uso militar, tendo inclusive sido usados em missões de reconhecimento e transporte pelas forças aéreas japonesas e alemãs. Por esse motivo, uma destas aeronaves pertencentes à DDL foi confiscada pelos ingleses após a invasão da Dinamarca pelos alemães, em 1940. A outra aeronave, apesar de sobreviver à Segunda Guerra Mundial, continou a servir a Danish Airlines até ser danificada com perda total em 1946.

Em 1 de Outubro de 1950, após operar voos intercontinentais em cooperação com a norueguesa Norwegian Air Lines e a sueca Swedish Intercontinental Airlines, a Danish Airlines e suas cooperadas assinaram um acordo através da qual passaram a compor a Scandinavian Airlines System (SAS), em operação até os dias de hoje.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)