História das Companhias Aéreas – Capítulo 70

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Capítulo 70

Quando se fala na aviação civil americana, um dos nomes que jamais pode ser esquecido é o de Clement Melville Keys. Conhecido como “O Pai da Aviação na América”, Clement Keys desempenhou um papel fundamental na criação de inúmeras empresas aeronáuticas nos Estados Unidos, desde fabricantes de aeronaves como a Curtiss-Wright até linhas aéreas como a National Air Transport. No ano de 1928, mais um de seus empreendimentos aeronáuticos deu origem à Transcontinental Air Transport.

Contando com a ajuda do lendário aviador Charles Lindbergh, Clement procurou elaborar rotas que interligassem seu país de leste a oeste, de forma a obter tantos contratos de transporte aéreo postal quantos fossem possíveis. Em meio a essa empreitada, estabeleceu também inúmeros aeroportos ao longo dos Estados Unidos. Como ainda seria impossível conectar todo o país através de rotas aéreas, os serviços da Transcontinental Air Transport buscaram parcerias com companhias de transporte ferroviário, rendendo-lhes o slogan “Harnessing the Plane and the Iron Horse” – algo como “Colocando arreios nos aviões e no Cavalo de Ferro”.

As viagens oferecidas pela Transcontinental Air Transport iniciavam-se na cidade de Nova Iorque, onde os passageiros embarcavam na Ferrovia da Pensilvânia com destino à cidade de Columbus, no estado de Ohio. De lá, embarcavam em aeronaves Ford Trimotor com destino a Waynoka, no estado de Oklahoma. Os voos faziam escalas nas cidades de Indianapolis, St. Louis, Kansas City e Wichita. De lá, prosseguiam viagem pela histórica Ferrovia de Santa Fé, onde o trem noturno os levava até a cidade de Clovis, no estado do Novo México. No último trecho, as aeronaves novamente levavam os passageiros até as cidades de Albuquerque (Novo México), Winslow (Arizona), Los Angeles ou San Francisco, na California.

A viagem completa durava 51 horas, e custava 338 dólares, incluindo um leito simples no expresso noturno. A sigla TAT, pela qual também era conhecida a companhia, era descrita pelos mais piadistas como sendo a abreviatura de “Take a Train” (“Tome um Trem”). Apesar do certo desdém com a forma de operação da companhia, suas aeronaves estiveram entre as primeiras a oferecer serviços de bordo, e serem preparadas visando exclusivamente o transporte de passageiros.

A Transcontinental Air Transport deixou de existir em 1929, quando foi absorvida pela Maddux Air Lines. Anos depois, em uma nova fusão com a Western Air Express, as companhias dariam origem à TWA, uma das maiores e mais tradicionais companhias aéreas americanas.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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