História das Companhias Aéreas – Capítulo 82

posted in: Artigos | 0

Capitulo_82_Canal_Piloto

A aviação comercial na África do Sul teve início no ano de 1929, quando o Major Allister Miller fundou a Union Airways, a primeira companhia de bandeira de seu país. O Major Miller acumulava então vasta experiência aeronáutica, após haver recrutado em torno de 2.000 pilotos para lutarem por seu país durante a Primeira Guerra Mundial. Membro do parlamento sul-africano desde 1924, o Major Miller também já havia feito demonstrações aéreas por todo o seu país, e incentivado a fundação dos primeiros aeroclubes locais.

A fundação da Union Airways foi subsidiada pelo governo sul-africano, e também pela Atlantic Refining Company, uma refinaria americana com sede na Filadélfia. A sede da Union Airways situava-se inicialmente em Port Elizabeth, uma das maiores cidades da África do Sul, localizada no sul do país. Pouco tempo depois, foi transferida para Durban, que até hoje detém o título de maior porto de toda a África, além de ser um dos principais centros de turismo de seu país.

Inicialmente, a Union Airways operava somente voos postais, porém a demanda demonstrou-se suficiente para que os serviços se expandissem ao transporte de passageiros. Os primeiros voos foram feitos com aeronaves De Havilland, modelos DH.60 Moth e Puss Moth. Também foi utilizado um modelo Super Universal, da Fokker. Posteriormente, empregaram-se também aeronaves Junkers, todas em voos locais.

Apesar de pequena e com curta existência, a Union Airways reuniu alguns eventos interessantes em sua história. Entre eles, há um voo feito pelo dramaturgo irlandês Bernard Shaw, em comemoração pelo seu 75° aniversário. Bernard Shaw é conhecido como o único personagem da história a ganhar um Prêmio Nobel de Literatura e também um Oscar, por suas contribuições à literatura e pela adaptação cinematográfica de sua peça “Pigmaleão”, escrita em 1913 e adaptada para o cinema em 1938.

A Union Airways deixou de existir sob esse nome em 1934, quando o governo sul-africano a adquiriu para dar origem à South African Airways, a companhia de bandeira que opera pela África do Sul até os dias atuais.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)