Não faz muito tempo, meus amigos decidiram se reunir em casa para assistirmos à ultima temporada de “The Walking Dead”. Como bom anfitrião, decidi ligar no delivery mais próximo de casa, e fazer um pedido: veggie pizza, iced tea e Diet Coke para todos, porque a galera é fitness. Não pedi pelo aplicativo para o smartphone, porque minha internet estava offline. Como eu disse à atendente do telemarketing que eu pagaria em cash, ela me informou que eu ganharia um cheesecake como brinde. Já vi que eu iria ficar, digamos assim, “fora do envelope”, mas tudo bem. Afinal, nada que alguns treinos de crossfit não resolvessem.
Por que estou lhes contando isso? Muito simples, meus caros: releiam todo o primeiro parágrafo e vocês irão notar que, já há um bom tempo, o inglês deixou de ser uma língua estrangeira para nós.
Mesmo já estando tão inserido em nosso cotidiano, o inglês continua tirando o sono de pilotos em todo o Brasil. E não se trata de um privilégio da aviação: no mundo corporativo, muitos profissionais de alto escalão também entram em pane diante da necessidade de falar em inglês. Como lidar, então, com essa dificuldade? Pensando nisso, separamos algumas dicas simples e gratuitas sobre como se preparar para ser um piloto “ICAO Compliant”:
Treine sempre o inglês básico
De nada adianta conhecer expressões como “abeam the numbers” ou “cleared for the option” se você não souber como empregá-las corretamente. Inclusive, o que faz um piloto ter um nível ICAO acima do 4 é a habilidade de desenvolver uma conversação, além do inglês técnico funcional.
Felizmente, há muitas formas de manter os estudos básicos de inglês. Sites como o Livemocha e o Verbling oferecem opções para quem quer estudar inglês gratuitamente e online. Há também o Tecla Sap, uma das maiores referências em língua inglesa no Brasil, que oferece dicas diárias e gratuitas por e-mail para os leitores cadastrados. O tempo de uma pausa para o café é suficiente para ler uma dica, e ficar um pouco mais próximo de sua certificação ICAO.
Assista a um bom filme – pela segunda vez!
Em tempos onde os recursos digitais lhe permitem escolher a língua do áudio e das legendas, que tal colocar ambos em inglês e praticar, ao mesmo tempo, sua leitura e sua percepção auditiva? Se estiver com receio de não entender a história, escolha um filme que você já assistiu, ou então, assista-o primeiramente com as legendas em português. Há, inclusive, boas opções de filmes com conteúdo aeronáutico: “Pushing Tin”, “Non-stop”, “Flight” com Denzel Washington, ou mesmo o clássico “Top Gun”.
Cante sua música estrangeira favorita
Outra ótima forma de praticar seu inglês é através de letras de música. A vantagem desta forma é que, ao buscar soar como o intérprete original, você aprimora sua pronúncia. Então, que tal reunir os amigos em um karaoke no próximo fim-de-semana? Não se preocupe se cantar não for o seu forte: o importante é acertar a pronúncia, não a afinação.
Visite sites de escuta aérea
Uma das opções mais conhecidas da Internet, o site LiveATC.net oferece transmissões por streaming de órgãos de controle de todo o mundo. O site também possui aplicativo próprio para smartphone. Ambas opções permitem que você pratique sua escuta e compreensão, e ainda se acostume à dicção dos controladores reais, aos ruídos típicos de um cockpit e às imperfeições da transmissão por rádio.
Consuma conteúdo aeronáutico em inglês
Sites como o da FAA ou o da AOPA (Aircraft Owners and Pilots Association) devem estar entre os seus favoritos, se você quer se familiarizar com a terminologia aeronáutica em inglês. Há ainda o Aviation Herald, com informações sobre incidentes aeronáuticos em todo o mundo, e o Boldmethod, uma das melhores referências em conteúdo técnico na língua inglesa. E são apenas algumas das fontes que você pode visitar periodicamente.
E você, quais sites de conteúdo aeronáutico em inglês costuma acessar? Como mantém a sua proficiência na língua inglesa? Não deixe de compartilhar conosco, e com os demais leitores.
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017