Navegação Baseada em Performance

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Com o intuito de otimizar recursos, a ANAC lançou um novo sistema de navegação que vai, entre outras vantagens, reduzir o custo operacional para as empresas de transportes aéreos.

O PBN (Performance Based Navigation), novo sistema a ser adotado, utiliza o posicionamento global de navegação por satélite, passando informações em tempo real da aeronave, melhorando a segurança do voo e a precisão da localização do avião.

No sistema de navegação atual, o controle de localização das aeronaves é feito por meio de equipamentos instalados no solo, processo que exige percursos mais extensos, de modo que as aeronaves passem próximas a esses pontos. O sistema de navegação por satélite possibilita que controladores de voo e pilotos obtenham informações sobre a exata posição das aeronaves, tornando a trajetória mais direta e com menos variações.

Neste novo sistema de rotas, pode-se contar com alguns benefícios, como a redução de emissão de gás carbônico, redução de ruídos, e uma economia de combustível significativa.

A estimativa é de que, em alguns trechos, o ganho de tempo pode chegar a 10 minutos. Aparentemente pode ser pouco, mas pode-se inferir que são menos 10 minutos de emissão de gás carbônico na atmosfera. Levando-se em consideração que a cada 10 minutos de uma aeronave de médio porte são gastos mais de 300 kg de combustível, e considerando o número de aeronaves que realiza voos diários pelo Brasil, percebe-se que haverá uma grande economia de combustível, que pode inclusive refletir no preço das passagens aéreas.

Este sistema de navegação já está sendo testado desde 2010 em Brasília, e a previsão é de que 10 aeroportos do Sudoeste, localizados onde haverá o maior fluxo de voos durante a Copa do Mundo de 2014, comecem a operar antes do evento. Segundo divulgação da ANAC são: Congonhas e Campinas em São Paulo; Santos Dumont e Galeão no Rio de Janeiro; Brasília; Vitória no Espirito Santo; Curitiba no Paraná; Pampulha e Confins em Minas Gerais. As outras localidades receberão este novo sistema de navegação ainda em 2014, mas somente após os jogos da copa.

Com o novo sistema operando, o Brasil ganha mais capacidade no espaço aéreo, pois a precisão do sistema aumenta a segurança, o que permite a ampliação de aerovias que podem ser mais próximas umas das outras.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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