Northwest Airlines | HCA 108

posted in: Artigos | 0

A história da Northwest Airlines teve início no dia 1 de Setembro de 1926, quando o Coronel Lewis Brittin fundou uma pequena companhia aérea postal com base na cidade americana de Detroit, no estado de Michigan. Suas primeiras operações atendiam as cidades de Minneapolis e Chicago, utilizando biplanos de cockpit aberto, como o Curtiss Oriole e o Waco JYM. Os serviços para passageiros iniciaram-se no segundo ano de operações da empresa, utilizando aeronaves Hamilton H-45 e H47, de cabine fechada e com capacidade para até seis passageiros. Um ano depois, em 1928, surgiu a primeira rota internacional, em voos relativamente curtos com destino a Winnipeg, no Canadá.

Um dos passos mais importantes no desenvolvimento da Northwest Airlines foi a criação de uma rota para o Japão através do Alasca. Para isso, a Northwest contou com o apoio do histórico aviador Charles Lindbergh, responsável pela primeira travessia aérea sobre o Atlântico, e de sua esposa Anne. A rota desenvolvida pelos Lindbergh poupava duas mil milhas em relação a outros voos da mesma época, para o mesmo trecho, e foi também muito utilizada pelos militares durante a Segunda Guerra Mundial. O sucesso da rota foi tamanho que a companhia passou a adotar na mídia o nome “Northwest Orient Airlines”, ainda que oficialmente seu nome não houvesse mudado. A Northwest também desempenhou papel fundamental na criação da JAL (Japan Air Lines), e nas previsões meteorológicas de turbulências de céu claro, serviço que oferecia inclusive a outras companhias.

Com uma frota ampla e já consolidada, em 1986, a Northwest Airlines anunciou uma fusão com a Republic Airlines, num processo que configurava a maior fusão entre duas companhias aéreas até aquele momento. A fusão levou a companhia a adotar uma nova identidade visual três anos depois, em 1989. Utilizando as cores vermelha, cinza, branca e azul, a pintura logo foi apelidada de “sapato de boliche” pelos empregados da companhia. Outra aliança foi estabelecida com a KLM em 1993, em busca do mercado europeu, porém o principal foco da Northwert Arlines seguiu sendo o mercado oriental e as rotas domésticas americanas.

A pintura “Sapato de Boliche” da Northwest Airlines

Devido à concorrência de companhias low-cost, ao aumento de gastos trabalhistas e ao impacto negativo dos atentados de 11 de Setembro, a Northwest Airlines iniciou um severo plano de corte de custos em 2001, que resultaria em um processo de falência protocolado em 2005. Em 2008, a Northwest foi absorvida pela Delta Airlines, formando a maior companhia aérea mundial até aquele momento. No dia 31 de Janeiro de 2010, a última decolagem da Northwest foi efetuada por um Airbus A319, partindo de Washington com destino a Minneapolis. O último pouso ocorreu em Amsterdam, em um voo proveniente de Detroit, encerrando uma história de 84 anos de serviços aeronáuticos prestados.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)