Quando iniciamos nossa formação prática de Piloto Privado, uma série de documentos nos são entregues para que os estudemos, mesmo antes de entrarmos em um cockpit para nossa primeiríssima decolagem. Entre esses documentos, estão o manual e o checklist da aeronave, a relação de documentos obrigatórios a bordo, além de alguns exemplos de fonia e procedimentos de circuito de tráfego.
Enquanto alunos, precisamos entender que os procedimentos descritos nesses documentos ocorrem de forma entremeada. Os checklists fazem parte de todo o voo, desde antes do acionamento até após o corte dos motores. A fonia com o solo e com a torre acontece nas posições críticas do circuito de tráfego. A comunicação com outros pilotos, na frequência de coordenação, ocorre sempre que assumimos uma nova proa. Como, então, orquestrar todos esses procedimentos, de forma que nosso voo ocorra da forma mais fluida possível?
Uma das formas mais recomendadas para o estudo desses procedimentos é o voo mental. Basicamente, o voo mental consiste em imaginar cada etapa do voo, passo a passo, seguindo todos os procedimentos previstos nos checklists, além das comunicações com os órgãos de controle, e dos procedimentos de abandono e ingresso no circuito de tráfego. Sempre que possível, recomenda-se efetuar o voo mental em uma aeronave em solo, a chamada hora de nacele. Mas você também pode, em qualquer lugar onde esteja, imaginar e repassar mentalmente cada passo de seu próximo voo.
Visando facilitar meus próprios estudos, reuni em um único documento todas as informações dos documentos de estudo em solo que recebi para a minha formação prática, colocando os eventos em ordem cronológica. Acrescentei, ainda, anotações de itens que me pareceram relevantes durante a aula de ground school. Compartilho aqui essa compilação com os leitores do Canal Piloto, na expectativa de que também lhes auxilie em seus estudos. A compilação utiliza por base os checklists normais da aeronave Cessna 152, com os exemplos de comunicação e procedimentos de circuito de tráfego inseridos nos pontos onde estes são efetuados:
PREFLIGHT CHECKLIST
Interior Inspection
• Documents: On Board
Deverão estar a bordo da aeronave os seguintes documentos:
1. Manual original da aeronave
2. Diário de bordo
3. Certificado de matrícula
4. Certificado de aeronavegabilidade
5. Ficha de Peso & Balanceamento
6. Seguro da aeronave
7. FIAM (Ficha de Inspeção Anual de Manutenção)
8. FIEV (Ficha de Equipamentos e Instrumentos de Voo)
9. NSCA 3-13
10. Licença de Estação (junto com a licença, deve estar o FISTEL, comprovante de pagamento de licença de estação)
11. Check List
• Fuel: Check
Verificar combustível nas duas asas, com a vareta. Cada marca de 12 litros corresponde a meia hora de autonomia
• Oil Quantity: Check
Mínimo de 4 U.S. Quarts, máximo de 6 U.S. Quarts (7 U.S. Quarts com filtro de óleo novo)
• Control Lock: Remove
• Magnetos: OFF
• Lights: OFF
• Elevator Trim: Neutral
• Throttle: Idle
• Mixture: Cut-OFF
• Battery: ON
• Flaps: Extend
Baixar os flaps em etapas, e observar cada extensão (10, 20 e 30 graus); confirmar que cada extensão ocorreu corretamente
• Battery: OFF
• Fuel Selector: Open
• Instruments: Check
Left Fuselage
• Fuselage: Check
• Antenna: Check
Empenage
• Vertical and horizontal stabilizer: Check
Efetuar comandos cruzados, e verificar se as superfícies se movimentam livremente, além de verificar cabos e parafusos
• Lights: Check
• Rudder, Elevator and Stab Trim: Check
Right Fuselage
• Fuselage: Check
Right Wing
• Flap: Check
É normal haver uma certa folga do flap com as suas conexões com a asa.
• Aileron: Check
Movimentar e verificar se o aileron do lado oposto se movimenta no sentido contrário. Verificar, sob os ailerons, se os 4 sets de 4 parafusos cada, que os prendem à asa, estão em ordem.
• Wing Tip: Check
• Leading Edge: Check
• Wing Structure: Check
• Wing Root Check
Right Main Gear
• Structure: Check
A estrutura do trem de pouso é bastante flexível e resistente. Não confundir com a cobertura, normalmente mais frágil
• Brake: Check
Passar o dedo pelo conector, e verificar se não há vazamentos; verificar também o estado geral do disco e pastilhas de freio
• Tire/Wheel: Check
Deve haver duas marcas, uma na roda e outra no pneu, que precisam estar alinhadas. Do contrário, o pneu pode estar girando em falso. Se o último sulco do pneu estiver careca, será preciso trocá-lo.
Nose
• Propeller/Spinner: Check
• Alternator Belt: Check
• Air Entry: Desobstructed
• Nose Landing Gear: Check
• Landing Light: Check
• Static Port: Desobstructed
Left Wing
• Wing Root: Check
• Wing Structure: Check
• Leading Edge: Check
• Pitot Tube: Desobstructed
• Stall Warning: Desobstructed
• Fuel Vent: Desobstructed
• Wing Tip: Check
• Aileron: Check
• Flap: Check
Left Main Gear
• Structure: Check
• Brake: Check
• Tire/Wheel: Check
Final Inspection
• Fuel Drain
• Tow Bar Remove
• Chock Remove
NORMAL PROCEDURES CHECKLIST
Preflight
• Preflight Inspection: Completed
• Seats and Seat Belts: Adjust/Fastened
• Avionics: Off
• Circuit Breakers: Armed
• Stabilizer Trim: Set for Take Off
• Fuel Selector: Open
• Fire Extinguisher: On Board
Before Start
• Battery: On
• ATC Clearance: Requested
Aluno: Solo Jundiaí PR-EJW.
Solo: PR-EJW, prossiga.
Aluno: PR-EJW no pátio da EJ solicita acionamento
Solo: EJW autorizado acionamento, pista em uso 18, ajuste 1020, chame quando pronto para taxi.
Aluno: EJW ciente, pista 18, ajuste 1020.
Clear for Start
• Avionics: Off
• Anticollision Lights: On
• Mixture: Full Rich
• Throttle: ¼ Inches
• Propeller Area: Clear
• Brakes: Set
• Magnetos: On
Acionar monitorando o Ammeter, deve haver uma ligeira movimentação do ponteiro.
Monitorar pressão do óleo, deve chegar à faixa verde em até 30 segundos
After Start
Aluno: Solo Jundiaí, EJW acionado no pátio da EJ, pronto para o táxi e cópia.
Solo: EJW Autorizado para área 460, após a decolagem da pista 18, curva à esquerda. No portão 3 coordena 135.67, restrito 3600 pés até a quinta milha, transponder 2000.
Aluno: EJW Autorizado para área 460, após a decolagem da 18, curva à esquerda. Portão 3 coordena 135.67, restrito 3600 pés até a quinta milha, transponder 2000.
Solo: EJW, autorizado taxi até o ponto de espera da 18, quando pronto chame torre em 118.75.
Aluno: EJW autorizado taxi até o ponto de espera da 18, quando pronto chama torre em 118.75.
• Throttle: 1000 RPM
• Alternators: On
• Ammeter: Checked
• Engine Instruments: Checked
• Radios and Transponder: Set and Standby
• Flaps: Set for Take Off
• Take Off Briefing: Completed
Briefing de decolagem:
Realizaremos uma decolagem normal da pista 18. Aliviando com 55kt, rodando com 60kt, subindo com 70kt.
400 pés, after take-off checklist (flaps up, landing lights off, instrumentos no arco verde), 500 pés curva à esquerda cumprindo o perfil de saída.
Briefing de emergência:
Toda e qualquer pane será declarada em voz alta e clara.
Mínimos não atingidos, pane antes da VR, perda do alinhamento, pessoa e objeto na pista, abortamos a decolagem.
Pane após VR com pista em frente, pouso em frente.
Pane após a VR sem pista em frente, pouso em frente ou curvando 45 graus para livrar obstáculos.
Pane após 500 pés avaliar o retorno para a pista com curvas contra o vento.
Pane real, comandos com INVA, fonia e checklist com aluno.
Before Take Off
• Flight Controls: Free and Correct
• Throttle: 1700 RPM
• Magnetos: Check
• Engine Instruments: Check
• Suction Gauge: Check
• Idle RPM: Check
Aluno: Torre Jundiaí, PR-EJW
Torre: EJW prossiga
Aluno: EJW no ponto de espera da 18, pronto
Torre: EJW mantenha a posição
Aluno: EJW, manter a posição.
Torre: EJW, autorizado alinhar e manter.
Aluno: EJW, autorizado alinhar e manter.
Clear for Take Off
• Transponder: Alt
• Compass/Gyro: Checked
• Landing Lights: On
Torre: EJW autorizado decolagem, vento 120 graus 05 kt
Aluno: EJW, autorizado decolagem
Indicador de velocidade em movimento: airspeed alive
2300 RPM: Mínimos operacionais atingidos
55 kt: Aliviar
60 kt: Rodar
Torre: EJW, decolado aos 13, portão 3 coordena 135.67
Aluno: EJW, ciente
Ajustar potência para 2400 RPM, manter 70 kt
Aos 400 pés, iniciar After Take Off Checklist
After Take Off
• Flaps: Up
• Landing Lights: Off
• Engine instruments: Checked
Aos 500 pés, iniciar curva conforme procedimento de saída
Cruise
• Throttle: Set (2300 RPM)
Ajustar atitude e compensar, mantendo 85 kt
• Mixture: Adjusted
• Engine Instruments: Checke
• Altimeter: Set
Aluno: Coordenação, PR-EJW, portão 3, proa través de Jarinu, mantendo 4000’.
Aluno: PR-EJW, través de Jarinu, proa Cruzeiro, mantendo 4000’.
No regresso a Jundiaí (Portão 3):
Aluno: Torre Jundiaí, PR-EJW.
Torre: EJW, prossiga.
Aluno: EJW no portão 3, solicita informações para regresso.
Torre: EJW, pista em uso 18, ajuste 1020, chame na vertical da lagoa.
Aluno: EJW ciente, pista em uso 18, ajuste 1020.
Na vertical da lagoa:
Aluno: Torre Jundiaí, EJW na vertical da lagoa.
Torre: Autorizado ingresso no circuito, acuse perna do vento 18.
Aluno: EJW ciente.
Descent / Approach
• Approach Briefing: Reviewed
• Altimeter: Set
• Mixture: Rich
Entrando no circuito:
Aluno: Torre Jundiaí, EJW na perna do vento, pista 18.
Torre: Ciente, chame no ideal de base.
Landing
• Mixture: Rich Confirm
• Throttle: 1800 RPM
• Landing Lights: On
• Flaps: Set
Través da cabeceira:
Power – 1800 RPM
Landing Lights – ON
Mixture – Full Rich
Flaps 10
Iniciar leve descida a 70 kt
No ideal de base:
Aluno: Torre Jundiaí, EJW no ideal de base.
Torre: Autorizado girar base, chame na final.
Aluno: EJW Ciente.
Na final:
Aluno: Torre Jundiaí, EJW, final 18.
Torre: Autorizado pouso, vento 120 graus com 08 kt.
Aluno: EJW, autorizado pouso.
No solo:
Torre: EJW, no solo aos 47, livre à esquerda e chame o solo em 121.65.
Aluno: EJW ciente, solo em 121.65.
After Landing
• Transponder: Standby
• Flaps: Up
• Landing Lights: Off
Na saída da pista:
Aluno: Solo Jundiaí, EJW livrou na central/rápida, solicita taxi até a EJ.
Torre: EJW, autorizado taxi até a EJ.
Aluno: EJW autorizado taxi até a EJ.
Shutdown
• After Landing Procedures: Completed
• Radios: Off
• Transponder: Off/2000
• Mixture: Cut-Off
• Magnetos: Off
• Anticollision Light: Off
• Master: Off
Secure
• Control Lock: Installed
• Elevator Trim: Set Neutral
• Seat Belts: Adjusted
• Doors/Windows: Closed
• Chock: Installed
• Pitot Tube Cover: Installed
• Documents: Removed
O estudo deste voo mental foi de extrema importância para a minha primeira aula prática, que registramos em vídeo e você confere logo abaixo. Os resultados obtidos nada mais são do que fruto desse estudo, que por sinal, continua fazendo parte de minha rotina. Por isso, acredito (e espero) que este material possa ser de grande ajuda a todos vocês.
Bons estudos!
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=UUiJUMQ4vBs]
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