Missão: Oshkosh 2012
Dizem que uma pessoa deve fazer três coisas para ter uma vida completa e feliz: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.
Pois bem, como aviador eu digo: se precisar escolher, deixe de plantar uma árvore e troque por conhecer o maior encontro de aviação do mundo.
Foi o que eu fiz.
O caça inglês Spitfire.
Anualmente, em uma pequena cidade do centro-norte dos Estados Unidos, ocorre o maior evento da aviação mundial. O EAA AirVenture, ou simplesmente, “Oshkosh”.
A grandeza do encontro só é dimensionável por comparação de alguns números. São mais de 10 mil aviões, em um só aeroporto. Número de aviões equivalente a frota total de aeronaves do Brasil. Todos no mesmo lugar e ao alcance das mãos.
O caça americano Corsair.
Oshkosh fica na região dos Grandes Lagos, no estado de Wiskonsin, às margens do Lago Winnebago. A duas horas e meia de Chicago e aproximadamente 200 quilômetros da fronteira com o Canadá, a cidade recebe mais de 800.000 visitantes na semana do evento. Tudo na mais perfeita organização considerando uma população fixa de apenas 60.000 habitantes.
Durante o encontro, o Aeroporto Regional Whittman, torna-se o mais movimentado do mundo, com 5 vezes mais tráfego aéreo que o Aeroporto O`Hare, de Chicago, um dos mais movimentados em quantidade de aeronaves.
Para a organização e logística, cerca de sete mil voluntários trabalham tanto nas atividades de controle aéreo quanto em solo.
Vista aérea do Aeroporto Regional Whittman, durante a semana do EAA AirVenture Oshkosh.
A origem do evento, agora chamado EAA AirVenture Oshkosh, é a Experimental Aircraft Association (EAA), fundada em 26 de janeiro de 1953, em Milwaukee, Wisconsin. Um clube local para aqueles que construíram e restauraram as suas próprias aeronaves. Rapidamente cresceu para se tornar uma comunidade vibrante e crescente, que inclui todos aqueles que gostam de voar por recreação e entusiastas da aviação em geral. Hoje, a EAA é uma organização sem fins lucrativos, com mais de 180.000 membros em mais de 100 países.
A cidade é perfeita para abrigar o evento. Tudo ajuda. O clima, a excelente localização, uma grande área para estacionamento de veículos e aeronaves.
Muitos montam acampamento junto do seu avião tornando a visão daquele mar de aviões algo indescritível. O aeroporto de Whitmann tem pistas de pouso longas o bastante para receber o enorme tráfego tanto de pequenas como grandes aeronaves. O campo, também é local sede de um museu de aviação e uma academia de voo.
Vista aérea do Fox River e do Lago Winnebago em Oshkosh-WI.
Outro fator atraente é a infraestrutura de hospedagem da cidade. O campus da Universidade de Wisconsin disponibiliza os apartamentos dos estudantes que estão em férias de verão. A organização e principais convidados são alojados no prédio principal da reitoria. Sem luxo embora com bastante conforto, é possível cruzar no corredor com os maiores nomes da aviação mundial. Chuck Yeager, Neil Armostrong, Bob Hoover entre tantos outros. Estas lendas são personagens frequentes e tão acessíveis quanto um mortal qualquer.
Bob Hoover e Chuck Yeager. Dois dos melhores pilotos de todos os tempos.
A Cidade de Oshkosh é muito bonita, e um passeio de barco pelo lago é uma opção sensacional para quem aprecia os anfíbios e hidroaviões. Centenas deles enfeitam as baías especialmente preparadas para receber este tipo de aeronave.
Hidroavião Beaver.
Devido o enorme fluxo de aviões simultaneamente no solo, o pátio de estacionamento e as áreas em volta do complexo não possuem cercas. Assim, milhares de aeronaves de toda espécie ficam estacionadas lado a lado enquanto seus proprietários acampam e confraternizam assistindo aos shows. Muito antes de chegar ao local do evento, você já vai observar aeronaves estacionadas nos terrenos na beira da estrada.
Boeing Stearman do John Mohr. Um dos maiores pilotos de acrobacia da atualidade.
A população local é amável e a segurança é absoluta. A localização do campus é perfeita para os visitantes e voluntários, pois está distante apenas dez minutos do Aeroporto de Wittman, local do grande show aéreo e museu da EAA – Experimental Aircraft Association.
Aeronaves
Para os amantes da aviação, estar em Oshkosh durante o evento é como estar no paraíso. São milhares de aeronaves de todos os tipos e para todas as preferências. Dos mais antigos e raros até caças de última geração. Aviões da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, podem ser vistos às centenas, perfeitamente conservados e recuperados em seus menores detalhes. A variedade é impressionante: warbirds (aviões de guerra), aviões experimentais, homebuilts (feitos em casa), ultraleves, helicópteros, aeromodelos, feira de produtos aeronáuticos e tudo que se refere à aviação.
P-51 Mustang do esquadrão de pilotos de Tuskegee. Os primeiros pilotos negros dos EUA.
O impacto econômico do evento na região é estimado em mais de 100 milhões de dólares (cerca de 200 milhões de reais).
Shows Aéreos
Além das exibições de acrobacias com as mais diversas aeronaves, uma das maiores atrações são as simulações de combates aéreos.
Vários NA-T6 foram modificados e tornaram-se réplicas dos aviões
japoneses que atacaram Pearl Harbour. Na foto: Zeros e Kates.
De forma bastante realista, aviões que no passado participaram de campanhas famosas na história, se encontram novamente em duelos nos céus. Além de bombardeios simulados por aviões da II Guerra Mundial, jatos americanos que operaram na Guerra da Coreia perseguem e são perseguidos por Mig´s russos em perfeito estado de conservação. Minuciosamente coreografados, estes shows nos transportam no tempo e emocionam mesmo o espectador mais leigo.
F-86 Sabre.
Jatos modernos como o F-22 Raptor e F-18 Super Hornet convivem ao lado de réplicas de aviões como o Fokker Triplane, da Primeira Guerra Mundial. Astronautas e Barões Vermelhos conversam tranquilamente enquanto esperam sua vez de apresentar suas máquinas. Esta variedade de cores e formas faz de Oshkosh o evento mais fotografado do mundo.
F-18 Hornet.
A-10 Thunderbolt e P-38 Lightning.
EAA AIRVENTURE OSHKOSH – Alguns Fatos
- Público em 2012: Aproximadamente 900.000 visitantes.
- Mais de 7.000 voluntários na coordenação e operação do evento.
- Mais de 10.000 aeronaves, sendo mais de 3.000 aviões especiais, incluindo 1.500 homebuilts (construídos em casa), 1.000 aviões Clássicos e antigos; 400 warbirds (aviões e caças da 2ª Guerra); 200 ultraleves, 130 anfíbios, e 30 helicópteros.
- Cerca de 900 expositores.
- Mais de 2500 visitantes internacionais, de 78 países.
- Mais de 1.800 jornalistas de cinco continentes.
O Extra 300 de dorso, o P-51 Mustang e um jato L-39 Albatroz.
Descrevendo o evento percebi que não posso fazê-lo com palavras. Os sons, os cheiros são impossíveis de reproduzir por aqui. Constantemente enviarei mais fotos, mas se você gosta de aviação, lá é o lugar para estar pelo menos uma vez na vida. Nem que para isso deixe de plantar uma árvore.
Decolagem autorizada e até breve!
Franco Rovedo
franco.rovedo@gmail.com
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