Passagens para a Copa do Mundo

posted in: Artigos | 0

A realização de um dos maiores eventos esportivos, a Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil, provocará um aumento significativo de voos comerciais e particulares, produzindo um tráfego aéreo bastante intenso. Mas a preocupação que começa a surgir é sobre qual o momento certo de comprar as passagens aéreas, tanto para garantir uma passagem, quanto em relação ao preço pelo qual esta será ofertada.

A FIFA ainda não anunciou as chaves dos jogos. Portanto, sem esta definição, comprar uma passagem aérea é dar um tiro no escuro, até porque as companhias ainda não definiram sua malha de voos – o que deverá ocorrer somente em janeiro de 2014, quando serão anunciadas as datas e os locais dos jogos. Logo após esta definição, as empresas poderão fazer suas rotas para os lugares onde acontecerão os jogos, mas ainda há um outro detalhe: para que esses voos aconteçam, as empresas aéreas terão que fazer uma solicitação de voos regulares para o governo. Tudo indica que o governo irá aceitar, mas esse processo pode levar alguns dias, para que somente depois as companhias façam a oferta desses voos. O governo afirma que concederá uma medida para que as empresas aéreas, nacionais e internacionais, possam explorar os voos domésticos para tais localidades.

Em uma reportagem para a Agência Brasil, o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, considera “antecipadas” as preocupações ou especulações sobre os vôos da copa. Guaranys afirma que somente depois que os jogos forem definidos, será possível fazer uma fiscalização sobre os valores das passagens aéreas, e que a Anac tem desenvolvido com êxito um planejamento estratégico para grandes eventos, como foi o caso da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude.

Entretanto, mesmo que a Anac fiscalize os valores das passagens, o que pode ocorrer é a elevação nos valores ainda este ano. De qualquer forma, antecipar a compra das passagens no momento não é vantagem, pois a Anac não está monitorando os valores.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)