Síntese do Mês: Julho de 2012 – Parte 2

posted in: Antonio Ribeiro, Textos | 0

 

Continuamos com a segunda parte da Síntese do Mês de Julho de 2012. Leia a primeira parte aqui.

“15/07 – RAF poderá abater aviões suspeitos durante as Olimpíadas”

Preocupada com a Segurança durante os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, ainda mais pelo fato de ser alvo frequente em atentados terroristas, a Inglaterra autorizou a RAF (Royal Air Force, ou Força Aérea Britânica) a abater quaisquer aviões suspeitos ou que violarem o espaço aéreo inglês durante os jogos. Se duvidar, até aeromodelos entraram na lista.

 “15/07 – ANAC obriga pilotos a refazerem teste de inglês”

“Preocupada” com o nível do inglês de alguns pilotos que fazem voos internacionais, a ANAC obrigou 94 pilotos a refazerem o teste de inglês, que certifica os pilotos a fazerem voos internacionais, já que encontrou problemas na escola que fez o teste desses pilotos, situada na Espanha. Será que todos os PP que estudaram por conta própria terão que refazer a prova da ANAC?

“17/07 – Acidente do voo Tam 3054 completa cinco anos”

No dia 17, também em uma terça-feira fria e chuvosa, completaram-se cinco anos da tragédia com o voo Tam 3054, que bateu em um prédio da Tam Express, no Aeroporto de Congonhas, vindo a explodir em seguida. No total 199 pessoas perderam a vida. Um memorial foi inaugurado no local no aniversário do acidente.

“18/07 – Após quatro anos, exército ganha simulador de helicópteros”

Após quatro anos em desenvolvimento, o primeiro simulador de helicópteros de Exército foi concluído. O aparelho será usado para instrução dos futuros pilotos do Exército Brasileiro, além de pilotos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. O simulador será certificado pela ANAC.

“19/07 – Dilma estaria interessada em novo avião presidencial”

Sob a alegação que “é vergonhoso fazer escalas para reabastecimento em longas viagens”, a presidente (a) Dilma Rousseff estaria interessada em trocar o Airbus A319, que realiza as viagens internacionais por um brinquedinho de mais de US$ 200 milhões de dólares, um Boeing 747-8. Se for assim, devemos ter no transporte público ônibus-leito, não acham?

“21/07 – C-17 Globemaster III ‘confunde’ aeroportos e pousa em pista de mil metros”

Um Boeing C-17 da USAF partiu no dia 20 de Julho da Base Aérea de McGuire, New Jersey, e tinha como destino a Base Aérea de MacDill, na Flórida. Porém, por existir dois aeroportos na cidade, o piloto se confundiu e pousou em um pequeno aeródromo, com uma pista de meros 1.030 metros, ‘inaugurando’ o aeródromo para grandes aviões. Será que um 747 também não consegue completar a façanha?

“22/07 – Planador cai em Bebedouro, ferindo instrutor e aluno”

Na tarde do dia 22, um domingo, um planador IPE Nhapecan, prefixo PP-FJF, caiu durante um voo de instrução, ferindo seus dois ocupantes, um instrutor e o aluno. De acordo com o presidente do aeroclube, todas as documentações da aeronave estão em ordem, e o Seripa IV irá investigar as causas do acidente.

“22/07 – Escritor paraplégico é esquecido em avião da Tam”

Também na tarde do domingo (22), o escritor Rubens Paiva, que possui necessidades especiais, passou por uma situação nada agradável após seu voo pousar no aeroporto de Congonhas: Rubens foi literalmente ‘esquecido’ dentro da aeronave, e precisou reclamar no Twitter para a companhia retirá-lo da aeronave. Literalmente “Esqueceram de Mim”.

 “23/07 – Helicóptero Águia da PM-SP auxilia policiais alagoanos”

A capital do estado do Alagoas, Maceió, ganhou um importante reforço em operações policiais: um helicóptero HB-350 Esquilo do Esquadrão Águia, sediado em São Paulo, foi deslocado para a cidade, juntamente com a equipe que irá operar a aeronave. É isso mesmo que deveria acontecer nas organizações policiais e militares, uma mão lava a outra. Os bandidos que se cuidem.

“23/07 – Caça F-16 da USAF cai no Japão”

Um caça F-16 da USAF caiu na tarde do domingo (22), na ilha de Hokkaido, na cidade de Nemuro, cerca de 1.000 quilômetros da capital Tóquio. O piloto se ejetou, e não sofreu nenhum ferimento. O caça era sediado no Japão, já que os Estados Unidos possuem várias bases no país oriental.

“23/07 – Piloto de expedição tem problemas com combustível na Rússia”

O piloto Walter Toledo recentemente afirmou que estava com um problema na Rússia: Lá, apenas o querosene de aviação é usado, mas ele precisa de gasolina de aviação para abastecer o PR-EBA, que realiza a expedição. Não sabemos se ele conseguiu resolver o problema, mas ele fez o caminho inverso, e decolou rumo à Escócia. Boa sorte, comando!

“25/07 – ANAC autoriza obras de ampliação no Aeroporto de Brasília”

Depois que o leilão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília foi concluído, a ANAC já aprovou o início das obras de ampliação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, na Capital Federal. Vale salientar que a Infraero, ‘sócia’ do consórcio no aeroporto, também irá financiar a ampliação. Que venha a privatização total em todos os aeroportos brasileiros.

“25/07 – Bope irá usar Vants em atividades de monitoramento”

Depois da Fab ativar uma unidade aérea equipada com Vants, foi a vez do Bope divulgar que irá usar os eficientes veículos em atividades de monitoramento de contrabando de armas, tráfico de entorpecentes, atuação de grupos armados em fronteiras, crime organizado nas favelas, só para se ter ideia do que o avião é capaz. Além disso, ele não pode ser visto a olho nú acima de 500 metros de altura. Quais serão as novas estratégias dos traficantes cariocas?

“25/07 – Aeronave com três ocupantes faz pouso forçado no mar no Rio de Janeiro”

Realmente o céu não está para aviões esse mês. Um monomotor da empresa LASA, que saiu do Aeroporto de Jacarepaguá (RJ), precisou fazer um pouso forçado no mar. Os três ocupantes da aeronave foram resgatados por bombeiros cariocas, e nenhum deles sofreu nenhum ferimento. O Cenipa investigará as causas do acidente.

“25/07 – Projeto de lei quer reduzir restrições de helipontos em São Paulo”

Em ano de eleição, nossos políticos costumam reformar a cidade rapidamente, fazendo em um ano o que era pra ter sido feito em quatro, e evitam votar projetos de leis. Mas sempre há exceções, e um projeto de lei, que regulamenta novas normas mais brandas para helipontos deverá ser votado ainda esse ano. Será que será aprovado?

“26/07 – Presidenta Dilma estréia novo helicóptero presidencial”

Desde o começo da década passada, o GTE, unidade da Fab responsável por transportar autoridades governamentais, está substituindo algumas aeronaves, consideradas obsoletas. E a unidade recebeu o VH-36 Carcaral, que substituirá os VH-34 Super Puma no transporte da presidenta Dilma. Até o ano que vem, outra unidade do modelo será recebida.

“28/07 – Estratégia nacional de Defesa sugere FX-3”

A decisão final do programa FX-2 foi adiada mais uma vez. Porém, a nova Estratégia Nacional de Defesa sugere que o programa seja oficialmente encerrado pelo Brasil, e que uma nova concorrência seja aberta, o FX-3. Interessante notar que, entre as prioridades (ao pé da letra mesmo) está a aquisição de um novo avião presidencial. Alguém se habilita a prever qual programa será decidido primeiro?

“28/07 – Ultraleve se acidenta em Caraguatatuba (SP), matando piloto”

 No dia 25, um ultraleve Trike se acidentou na Serra do Mar, na região da cidade litorânea de Caraguatatuba (SP), matando seu piloto. O piloto de outro ultraleve, que acompanhava o acidentado, afirmou que a aeronave perdeu potência subitamente, e que caiu na mata. O Cenipa irá investigar as causas do acidente.

“28/07 – King Air cai em Juiz de Fora (MG), matando seus oito ocupantes”

Na manhã do sábado (28), um King Air B200, matriculado PR-DOC, caiu em Juiz de Fora, durante tentativa de pouso, matando seus oito ocupantes. O avião saiu de Minas Gerais, e foi alertado das más condições do clima na cidade mineira. O avião pertencia à empresa Vilma Alimentos, e alguns executivos da companhia morreram. O Cenipa irá investigar as causas do acidente.

“31/07 – Balanço da Embraer é positivo no segundo trimestre desse ano”

A Embraer anda com tudo esse ano. Depois de (quase) ganhar a concorrência da USAF com seus Super Tucano, a empresa afirmou que seus lucros no segundo trimestre desse ano foram positivos, mas menores que o esperado pelos seus controladores. Vamos ver se ela ganha de vez a concorrência da USAF, onde concorrem com o Beechcraft T-6A Texan II. 

Senhoras e senhores, é assim que terminamos a Síntese do mês de julho de 2012. Até a semana que vem.

Antonio Ribeiro
06/08/2012

Renato Cobel
Redes