US Airways | HCA 123

posted in: Artigos | 3

capítulo_123

A US Airways foi uma das maiores companhias aéreas da história da aviação americana. Suas origens remontam ao ano de 1937, quando foi fundada pelos irmãos Richard e Alex Du Pont, membros de uma das famílias mais ricas dos Estados Unidos, presente na alta sociedade americana até os dias atuais. A companhia foi fundada na cidade de Pittsburgh, seu principal centro de operações pela maior parte de sua história, sob o nome “All American Aviation Inc.”.

O objetivo primário da companhia era servir a região do vale do rio Ohio com serviços aéreos postais. Em 1949, dez anos após o seu primeiro voo, a empresa mudou sua estratégia, dando maior enfoque ao transporte de passageiros. Em 1953, o nome da companhia sofreu sua primeira alteração, passando a ser “Allegheny Airlines”.

A exemplo do que se pode observar em muitas histórias de companhias aéreas, a US Airways cresceu graças à aquisição de companhias menores. Nos primeiros anos, ainda sob o nome Allegheny Airlines, o crescimento desenfreado rendeu-lhes o apelido de “Agony Air”, tamanha era a insatisfação de seus passageiros com a inaptidão da empresa em manter a qualidade de seus serviços nesse cenário. Como alternativa para lidar com essa situação, a companhia apostou em parcerias ao invés de aquisições. Uma delas, feita com a Henson Airlines para que esta operasse seus voos regionais, foi conhecida como o primeiro codeshare da história da aviação comercial.

Durante a década de 1970, já sob o nome USAir, a companhia foi a maior operadora da aeronave Douglas DC-9 em todo o mundo, além de ser um dos primeiros clientes da Boeing a receber o 737-300. Ambos modelos concorreram no processo de modernização da frota da USAir. Como o sucessor proposto pela Douglas Aircraft para o DC-9 não atendia aos requisitos da companhia, uma nova variante do Boeing 737 foi desenvolvida com participação da USAir, que acompanhou bastante de perto o projeto.

A US Airways ganhou notoriedade mundial no ano de 2009, quando seu voo 1549, partindo do aeroporto de LaGuardia em Nova Iorque com destino a Seattle, atingiu pássaros durante a decolagem e perdeu seus dois motores. No que parecia ser uma tragédia certa, a aeronave efetuou um pouso de emergência no Rio Hudson. A habilidade do Comandante Chesley Sullenberger e do Primeiro Oficial Jeffrey Skiles foram cruciais para um resultado feliz e inesperado: o sucesso do pouso de emergência, e a preservação de todas as vidas a bordo. O evento ficou conhecido como o “Milagre do Rio Hudson”, e rendeu ao Comandante Sullenberger o título de herói nacional.

Com uma saúde financeira bastante afetada pelos impactos do 11 de Setembro, a US Airways acabou por se ver do outro lado dos mesmos processos que um dia levaram ao seu crescimento. Há pouco menos de um mês, em 17 de Outubro de 2015, ela foi adquirida pela American Airlines, fazendo desta a maior companhia de passageiros do mundo. Operando agora como subsidiária da companhia de bandeira dos Estados Unidos, a US Airways atende a 193 destinos nas Américas, Europa e Oriente Médio.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)