História das Companhias Aéreas – Capítulo 105

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Os Estados Unidos podem ser considerados um país de inúmeras simbologias de forte apelo nacionalista. Ícones como a águia careca, a torta de maçã, as motos Harley-Davidson e o próprio Tio Sam são considerados pelos americanos como símbolos de valor inestimável, intocáveis, a serem protegidos a todo custo. Basicamente, tudo o que carregue as cores da bandeira americana será, para os americanos, uma referência do orgulho que têm por sua nacionalidade e por seu país. Por isso mesmo, não seria diferente com a companhia aérea que traz essas mesmas cores na fuselagem de suas aeronaves.

A American Airlines é considerada a maior empresa aérea do mundo em termos de passageiros transportados, frota de aeronaves e receita. Ao lado da TWA, da Eastern Airlines e da United Airlines, ela compôs durante muitos anos o “Big Four”, o grupo das quatro maiores companhias aéreas americanas. Seu tamanho foi superado apenas pela Aeroflot, durante o período da Guerra Fria, visto que esta era a companhia de bandeira de toda a União Soviética. Diferente de outras empresas, fundadas por pioneiros em posse de poucas e modestas aeronaves, a American Airlines surgiu da fusão de outras companhias, crescendo e consolidando-se exatamente da mesma forma. Desde sua fundação, em 1934, a American Airlines incorporou 82 companhias aéreas ao seu patrimônio, tornando-se assim o maior símbolo da aviação civil americana.

Como a American Airlines iniciou suas atividades após o Escândalo Aéreo de 1930, o transporte de malotes postais não era uma opção viável para a prosperidade financeira da empresa. No intuito de focar-se no transporte de passageiros, o então presidente da companhia, C. R. Smith, trabalhou em conjunto com Donald Douglas no desenvolvimento de uma aeronave voltada exclusivamente para essa finalidade. Assim surgiu o Douglas DC-3, do qual a American Airlines foi a primeira operadora. Com capacidade para transportar de 21 a 32 passageiros, o DC-3 se tornaria uma aeronave padrão para todas as companhias aéreas que operaram da década de 1930 em diante, até o surgimento das primeiras aeronaves a jato.

A American Airlines foi também responsável por inúmeras outras inovações no ramo das linhas aéreas. Foi a primeira companhia a apresentar um sistema computadorizado de reserva de passagens – o Sabre, desenvolvido em parceria com a IBM – além de ser a criadora do primeiro programa de fidelidade para passageiros frequentes, o “Admirals Club”. A companhia foi também a primeira linha aérea de grande porte a empregar uma mulher em sua tripulação técnica. Contratada em 30 de Março de 1973 para o quadro de pilotos do Boeing 727, a comandante Bonnie Tiburzi foi a primeira mulher a assumir os comandos de uma aeronave de linha aérea.

Com uma frota de 963 aeronaves atendendo a 344 destinos ao redor do mundo, a American Airlines segue atuando como membro da aliança aérea Oneworld, a qual fundou em 1999 ao lado da Qantas, da British Airways, da Cathay Pacific e da Canadian Airlines. Suas principais bases de operações localizam-se em nove dos principais aeroportos americanos, e sua sede administrativa encontra-se em Fort Worth, no estado americano do Texas.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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