West Indies Airways | HCA 124

posted in: Artigos | 0

hca_124_west_indies_airways_canal_piloto

A República de Trinidad e Tobago é composta por um par de ilhas no Oceano Atlântico, a apenas 11 quilômetros a nordeste da Venezuela. Diferente do que se possa imaginar para um país da região, sua economia é baseada em sua atividade industrial, com grande foco na extração de petróleo e indústria petroquímica. Por esse motivo, a pequena Trinidad e Tobago tem o terceiro maior PIB de todas as Américas, atrás apenas dos Estados Unidos e Canadá. É também o lar do Steel Pan, um peculiar instrumento musical bastante característico da música caribenha, composto basicamente por uma panela de metal e um par de baquetas.

O Steel Pan foi, durante muitos anos, o símbolo da principal companhia aérea da região, a British West Indies Airways. Carinhosamente apelidada de “Bee-wee”, ela foi fundada em 27 de Novembro de 1939 pelo neo-zelandês Lowell Yerex, um ex-piloto da Força Aérea Britânica. Durante a Primeira Guerra Mundial, Yerex foi abatido em território francês, e passou quatro meses como prisioneiro de guerra nas mãos dos alemães. Em sua vida civil, fundou diversas companhias na América Latina, incluindo a Aerovias Brasil, no Rio de Janeiro, que posteriormente viria a compor a Varig.

As primeiras operações da companhia tiveram início em 1940, em voos operados com uma aeronave Lockheed Lodestar, interligando a ilha de Trinidad a Barbados, também no Mar do Caribe. Após uma fusão com a British Overseas Airways Corporation, a West Indies incorporou algumas unidades do Vickers Viscount à sua frota. A era dos jatos viria em 1964, com a introdução do Boeing 707 à frota da companhia.

A West Indies prosseguiu com suas operações até o ano de 2006, apenas três anos após ser apontada como uma das principais companhias aéreas do Caribe. O excelente atendimento aos seus clientes foi feito sem deixar transparecer as dificuldades econômicas que a empresa atravessava, com consecutivos fechamentos em prejuízo e necessidade de injeção financeira de seu governo federal. Após 66 anos de operações, a West Indies foi sucedida pela Caribbean Airlines, que nasceu a partir dos ativos de sua predecessora, assumindo inclusive o seu quadro de funcionários.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)