As 10 aeronaves civis mais rápidas do mundo

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“O mundo de um homem é do tamanho que ele pode percorrer em um dia”. A frase, de autoria desconhecida, mostra como a evolução tecnológica permitiu que o homem definisse as reais dimensões de seu mundo. Quanto mais rápido podemos nos locomover, menos relevantes são as distâncias. Trabalhar a dezenas de quilômetros de casa pode ser uma realidade do nosso dia-a-dia, mas certamente não foi assim para os nossos antepassados. E quem sabe no futuro, nossos descendentes poderão percorrer, em um dia, distâncias que hoje só consideramos concebíveis de transpor em longas viagens de férias, permitindo-lhes morar em locais paradisíacos enquanto trabalham em grandes centros comerciais.

Locomover-se cada vez mais rápido significa ir cada vez mais longe. Chegar cada vez mais cedo. Pode ser a diferença que nos permita desfrutar de mais horas de lazer, ou ser o primeiro a chegar na corrida por fechar um negócio importante. E nesse processo de encurtar distâncias, a aviação ainda é o meio mais eficiente de chegarmos onde queremos, e quando queremos.

Se o seu objetivo é ser o primeiro a chegar, quer seja no local de suas férias ou naquela importante reunião de negócios, certamente você vai querer estar a bordo de uma das 10 aeronaves civis mais rápidas do mundo. Confira conosco quais são elas.

10. Cessna Citation CJ3

10 - Cessna Citation CJ3

Homologado para operação single-pilot, o Cessna Citation CJ3 é considerado uma das melhores opções do mercado em aviação executiva leve. Faz parte da família CitationJet, que compreende os modelos CJ, CJ1, CJ1+, CJ2, CJ2+, CJ3 e CJ4. Equipado com dois motores Williams FJ44-1AP turbofan, de 1.965 libras cada, o CJ3 apresenta alcance de 1.300 milhas náuticas e teto operacional de 41.000 pés, sendo capaz de atingir a velocidade de Mach 0.74.

9. Dassault Falcon 900 EX

09 - Dassault Falcon 900 EX

A série Falcon 900 da francesa Dassault Aviation constitui uma linha de aeronaves executivas, ainda produzida sob a rara configuração trimotora. Sua versão mais sofisticada, o Falcon 900 EX, traz melhorias em alcance e potência quando comparada a suas antecessoras, além de um painel inteiramente glass cockpit – ou seja, sem instrumentos analógicos. Pode atingir a velocidade de Mach 0.87, porém opera tipicamente em Mach 0.85 a 36.000 pés de altitude.

8. Bombardier CRJ700

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Produzido pela Bombardier, a mesma fabricante do famoso LearJet, o CRJ700 encontra seu principal uso na aviação regional, onde concorre com o Embraer E170. Pode também ser utilizado como aeronave executiva, ainda que seja menos usualmente empregado dessa forma. Em empate técnico com seu predecessor, sua velocidade máxima de cruzeiro é de Mach 0.85, ou 473 nós.

7. Gulfstream G550

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A Gulfstream é famosa mundialmente por seus jatos executivos com acentuado enflechamento nas asas. O modelo G550 é uma variante do bem sucedido Gulfstream V, além de apresentar o maior alcance de sua categoria: 12.500 Km, ou 6.750 milhas náuticas. Entre os proprietários mais famosos deste modelo, estão o golfista Tyger Woods e o empresário Eike Bastista. Podendo transportar de 14 a 19 passageiros, o Gulfstream G550 é capaz de atingir a velocidade de Mach 0.885, ou 508 nós.

6. Airbus A380

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O maior avião de passageiros do mundo, também ocasionalmente chamado de “O Gigante de Toulouse”, é o sexto colocado de nossa lista. Sua velocidade máxima de cruzeiro é de Mach 0.89 ou 510 nós. Dados técnicos da aeronave, no entanto, dão conta de que o A380 é projetado para atingir até Mach 0.96 ou 551 nós, quando colocado em mergulho a partir de seu nível de cruzeiro, limitado ao seu teto operacional de 43.000 pés.

5. Boeing 747-800

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O Boeing 747-800 corresponde à terceira geração de um bem sucedido projeto da Boeing, que já dura 45 anos. Em operação desde 2010, esta aeronave wide-body atende a inúmeras companhias aéreas, tanto no transporte de passageiros como no transporte de carga. Em sua versão intercontinental (747-8I), chega a ser 3,4 metros mais longo que o gigante A380. É capaz de atingir a velocidade de Mach 0.92, ou 533 nós.

4. Gulfstream G650

04 - Gulfstream G650

Capaz de transportar até 18 passageiros, o Gulfstream G650 é uma espaçosa aeronave da aviação executiva, além de ser o modelo mais veloz de sua fabricante. Equipado com dois motores Rolls-Royce Deutschland BR725 turbofan, de 16.100 libras cada, o Gulfstream G650 é capaz de atingir a velocidade de Mach 0.925. Sua popularidade como um veloz jato particular levou-o a ser citado na música “Like a G6”, do grupo de música eletrônica Far East Movement.

3. Cessna Citation X

03 - Cessna Citation X

O Cessna Citation X surgiu no mercado como uma reformulação da Cessna em sua linha de jatos executivos Citation. Além de apresentar melhorias em alcance, autonomia e consumo, esta reformulação objetivava também uma melhoria de imagem. A linha Citation tinha sua imagem desgastada em relação ao seu concorrente LearJet, até então considerado muito mais veloz. E a Cessna conseguiu: seu novo modelo apresenta um velocidade operacional limite de Mach 0.935.

2. Concorde

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Seria difícil imaginar uma lista das aeronaves civis mais rápidas do mundo sem citar o Concorde. Mesmo não estando mais em operação, o Concorde entrou para a história ao levar passageiros civis além da barreira do som. Infelizmente, seus altos custos operacionais, aliados ao trágico incidente do voo 4590 da Air France, levaram à sua aposentadoria após 23 anos de serviços. Sua velocidade de cruzeiro de Mach 2.02 era pouco inferior à sua velocidade máxima, de Mach 2.04. E curiosamente, ele não foi, ainda, a aeronave civil mais rápida do mundo.

1. Tupolev Tu 144

01 - Tupolev Tu 144

O grande detentor do título de “aeronave civil mais rápida da história” é o Tupolev Tu 144 “Charger”, apelidado no ocidente de “Concordski”, em alusão à sua semelhança com o Concorde. Tendo feito seu primeiro voo dois meses antes de seu concorrente anglo-francês, o Tu 144 foi, de fato, a primeira aeronave civil a exceder a velocidade de Mach 2, em 26 de Maio de 1970. Após o fim da era supersônica comercial, o Tu 144 foi utilizado ainda como aeronave de carga, e no treinamento de astronautas russos, até chegar à sua aposentadoria definitiva. Sua velocidade de cruzeiro chegava à impressionante marca de Mach 2.15.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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