Nascido imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, o Vickers Viscount foi a aeronave mais importante do período pós-guerra. Criado pela britânica Vickers-Armstrongs com motorização da Rolls-Royce, o Viscount foi a primeira aeronave de passageiros a operar utilizando motores turboélice, o que trouxe uma grande revolução à aviação comercial. Em comparação com as aeronaves de propulsão a pistão, o Vickers Viscount mostrava-se muito mais silencioso, rápido, e com níveis muito menores de vibração, proporcionando maior conforto e menor tempo de viagem, o que o tornava incomparável em relação aos seus concorrentes.
O primeiro voo de um protótipo do Vickers Viscount ocorreu em 16 de julho de 1948. Seu piloto de testes, Joseph Summers, declarou-se impressionado com a suavidade dos quatro motores Rolls-Royce Dart, de 1.990 shp cada. Ao relatar sua experiência de pilotagem, declarou que “enquanto ele se sentava à cabine, uma moeda estava equilibrada sobre o painel”. Dois anos depois, em 29 de julho de 1950, o Viscount protagonizou o primeiro voo comercial de uma aeronave turboélice da história, transportando 14 passageiros de Londres a Paris a serviço da British European Airways (BEA). Em configurações posteriores, a capacidade do Vickers Viscount chegou a 75 passageiros.
No Brasil, as primeiras unidades do Vickers Viscount chegaram em 1954, quando duas aeronaves foram adquiridas pela Força Aérea Brasileira para atuar como transporte presidencial. O então presidente Juscelino Kubitschek utilizou essas aeronaves para acompanhar a construção de Brasília. Os modelos VC 90 2100 e VC 90 2101, como foram designados, foram desativados somente na gestão do presidente João Figueiredo. Em 1958, outras unidades do Vickers Viscount foram adquiridas pela VASP. Empregados na Ponte Aérea Rio-São Paulo, os Viscounts voaram em céus brasileiros até o ano de 1975.
Acredita-se que o último voo comercial de um Vickers Viscount tenha ocorrido entre 2007 e 2008, provando a longevidade de seu projeto. O que se sabe é que, em 18 de abril de 1996 – 46 anos após o seu primeiro voo pela BEA – o Vickers Viscount fez seu último voo por uma companhia britânica, a British World Airlines. A bordo deste último voo estava Sir George Edwards, projetista-chefe responsável pelo primeiro protótipo de um Vickers Viscount.
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017