Na última segunda-feira, dia 31 de Março, a TAM Linhas Aéreas anunciou uma nova parceria com a aliança aérea OneWorld, após trabalhar durante quatro anos com a Star Alliance. Com o novo acordo, a TAM passará a oferecer voos para novos destinos, como Austrália, Rússia e Japão. De acordo com o presidente da companhia, Marco Antonio Bologna, a mudança visa cumprir com a estratégia de expansão internacional da empresa, que recentemente passou por uma fusão com a chilena LAN Airlines.
A participação em uma aliança aérea é um passo fundamental para companhias que visam crescimento, principalmente no cenário internacional. Com ela, uma empresa estabelece-se em um cenário muito além de suas próprias fronteiras, além de oferecer maior credibilidade aos seus passageiros. Mas o que é exatamente uma Aliança Aérea?
Mais do que um simples acordo bilateral entre empresas, as Alianças Aéreas visam juntar as forças de suas empresas participantes, de forma que o compartilhamento de serviços beneficie a todas as suas companhias com redução de custos operacionais, e maior oferta de voos aos seus clientes. A principal ferramenta utilizada pelas Alianças Aéreas visando esse objetivo é o codeshare, ou acordo de compartilhamento de voos. Através de um codeshare, um mesmo voo é oferecido não só pela companhia que o opera, mas também pelas empresas que participam do acordo. Oficialmente, haverá diferentes números de voo em diferentes empresas num mesmo trecho e horário, porém, na prática teremos apenas um único voo.
O codeshare traz inúmeras vantagens tanto para passageiros quanto para companhias. Para o cliente, existe a conveniência de adquirir sua passagem diretamente com a companhia de sua preferência, podendo inclusive utilizar eventuais pontos de fidelidade que possua com ela. O cliente terá à sua disposição, neste caso, todos os voos das empresas participantes da Aliança – que para ele, apresentam-se como se fossem voos de sua companhia favorita.
No caso de voos com conexão, estas são transparentes ao cliente, que efetua sua compra com uma única companhia. Há ainda a vantagem da responsabilidade compartilhada, onde as empresas envolvidas no codeshare comprometem-se em levar o passageiro ao seu destino sem a cobrança de custos adicionais, na eventualidade de uma perda de conexão por atraso em um dos voos.
Para a empresa participante, o codeshare possibilita oferecer voos de suas empresas parceiras como se fossem seus próprios, permitindo que seus clientes usufruam de mais destinos do que aqueles aos quais chegam suas próprias aeronaves. Em um cenário globalizado, mesmo para empresas de operação exclusivamente doméstica, a vantagem é imprescindível para um posicionamento competitivo no mercado mundial.
Atualmente existem três empresas de Alianças Aéreas em todo o mundo, que juntas respondem por 87,1% de todo o mercado da aviação comercial. A Star Alliance, fundada em 1997, é a mais antiga de todas as alianças, e conta com 26 membros. A OneWorld, fundada em 1999, reúne 14 membros, e a SkyTeam, fundada no ano 2000, reúne 20 membros. Todas possuem seus próprios critérios de admissão, de forma a selecionar suas empresas participantes, e garantir que seus clientes desfrutem dos mesmos padrões de qualidade em todos os seus voos, independente da companhia aérea que os opere.
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