Considerada uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, a Embraer vem contribuindo para integrar as aviações executiva e comercial.
A empresa nasceu em 19 de agosto de 1969, como companhia de capital misto e controle estatal. Iniciou a sua produção com o Embraer Bandeirante. Logo em seguida, foi contratada pelo governo brasileiro para fabricar um jato de treinamento avançado e ataque ao solo, o EMB 326 Xavante, sob licença da empresa italiana Aermacchi. Outras aeronaves que marcaram o início de sua história foram o planador EMB 400 Urupema e a aeronave agrícola EMB 200 Ipanema, produzidas na década de 1970.
Cada vez mais aprimorando sua tecnologia, foram desenvolvidos produtos como EMB 312 Tucano e o EMB 120 Brasilia. No ano de 1981, veio o programa AMX, para desenvolvimento de um caça em cooperação com as empresas Aeritalia (hoje Alenia) e Aermacchi.
Em 2004, a Embraer entrou com força no mercado de jatos comerciais, marcando também sua presença na aviação executiva, competindo com empresas como Boeing e Airbus. No ano seguinte, o crescimento no Oriente Médio e no norte da África iniciou-se com a venda de uma aeronave comercial, um E170, para a Saudi Arabian Airlines.
A Embraer é a única fabricante a ter desenvolvido uma família de quatro modernos aviões especificamente para o segmento comercial – os Embraer 170, 175, 190 e 195 – de 70 a 130 assentos. Desde o lançamento formal do programa, em 1999, os E-Jets redefiniram o conceito tradicional de aeronaves regionais ao operarem em outros tipos de mercados.
Além da confiabilidade comprovada, os E-Jets possuem uma rede global de suporte e serviços ao cliente estrategicamente localizada, que inclui 34 centros de serviços de manutenção (MRO) em todo o mundo, sendo 11 autorizados e 23 independentes.
A Embraer participou da 13ª edição do Dubai Air Show, ocorrida de 17 a 21 de novembro de 2013, no Dubai World Central (DWC), nos Emirados Árabes Unidos. A Empresa promoveu a linha completa de aviões comerciais e executivos, e exibiu na exposição estática o jato Legacy 650, além do mais recente avião comercial Lineage 1000, pertencentes respectivamente às categorias large e ultra-large.
Atualmente, os E-Jets voam com empresas aéreas tradicionais, de baixo custo e regionais, além de serviços programados de turismo. Com um índice médio de conclusão de missão de 99,9% e a realização de sete milhões de ciclos de voo, a frota de E-Jets ultrapassou recentemente a marca de 10 milhões de horas voadas, transportando mais de 460 milhões de passageiros.
Em 31 de outubro de 2013, numa cerimônia realizada na sede da Empresa, em São José dos Campos, foi entregue o 1000º jato produzido da família de E-Jets. A aeronave, um jato E175, foi entregue à Republic Airlines, subsidiária da Republic Airways Holdings Inc., que vai operá-la nas cores da American Eagle. Essa entrega faz parte de um pedido de 47 jatos da Republic, anunciado no início de 2013.
Saiba mais:
[youtube http://youtu.be/bKiBpcXppFU]
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