Butler Air Transport | HCA 112

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Localizado na região sudeste da Austrália, o estado de Nova Gales do Sul é o mais populoso de seu país. Sua capital, Sydney, é também a mais populosa de toda a Austrália. Por esse motivo, frequentemente é confundida como capital australiana, posição que pertence na verdade à cidade de Camberra. Foi em Sydney que viveu um aviador chamado Cecil Arthur Butler, que iniciou sua carreira como engenheiro, na qual conheceu seu futuro instrutor de voo, Francis Stewart Briggs. Ex-piloto da Força Aérea Australiana, Briggs foi piloto particular do então primeiro ministro da Austrália, Billy Hughes, antes de ensinar Butler a voar.

Após obter sua licença de piloto comercial, Arthur Butler fundou em 1934 a Butler Air Transport, uma pequena companhia de serviços aéreos locais, que atendia às cidades na Nova Gales do Sul e no estado ao seu norte, Queensland. Durante a Segunda Guerra Mundial, a companhia foi obrigada a reduzir drasticamente sua malha aérea. Uma forma encontrada para sobreviver ao período foi diversificar suas atividades para a manufatura de peças, fornecendo-as à Força Aérea Australiana, ainda que com baixíssimas margens de lucro.

A Butler Air Transport utilizava desde aeronaves De Havilland Heron e Airspeed Ambassador – com capacidade para 14 e 60 passageiros, respectivamente – até o clássico Douglas DC-3, que transportava entre 20 e 30 passageiros. Ao fim da Segunda Guerra, já era a companhia aérea mais bem sucedida em toda Nova Gales do Sul. Em 1947, por incentivo de seu próprio fundador, a companhia foi adquirida por uma associação de funcionários, que passaram a deter 51% da sociedade da empresa.

A companhia teve suas operações oficialmente encerradas em 1959, quando foi adquirida pelo governo australiano para, ao lado de outras companhias, procurar compor uma companhia de bandeira para o seu país. Um ano antes, em 1958, Arthur Butler havia recebido a honraria da Ordem do Império Britânico, por suas relevantes contribuições à aviação australiana.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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