CMA – Alteração no Teste de Ishihara pode reprovar para Piloto?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Prezada Dra. Tatiana,

Há poucos anos, realizei o teste de Ishihara com um oftalmologista, e ele me diagnosticou como daltônico, pois não consegui identificar alguns números. Portanto, eu enxergo todas as cores com clareza e sei distinguir cada uma sem dificuldade. Enxergo muito bem as cores de luzes internas e externas de uma aeronave, assim como as cores de sinalização em um aeródromo e etc. Mas no teste de Ishihara, não consigo enxergar alguns números. Uma vez minha mãe me auxiliou, e consegui notar e reconhecer as numerações dentro dos círculos coloridos.

Meu problema pode ser reprovatório para o exame do CMA? Minha pretensão é iniciar o curso de PPA.

Cordialmente,

Yago 

Nossa resposta

Yago,

O Teste de Ishihara é utilizado para identificação das discromatopsias, também conhecidas como daltonismo. Será realizado através da apresentação de alguns cartões coloridos, que possuem vários círculos com cores ligeiramente diferentes, e alguns números no centro dos círculos onde apenas o indivíduo com visão normal consegue ver. No exame oftalmológico, será verificado o senso cromático. Conforme a RBAC67 e ICA 160-6, deverá reconhecer as cores misturadas nas tabelas de senso cromático ou, no mínimo, as cores básicas isoladas usadas em aviação. Portanto, no caso de haver mais de três interpretações incorretas, o examinando deverá reconhecer com facilidade as cores utilizadas em aviação (vermelha, verde, azul, âmbar e branca). Caso obedeça a estes critérios, poderá obter seu CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.