Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Boa noite,
Meu nome é Fabio e estarei realizando o CMA para PP no próximo mês, fui submetido a uma cirurgia Ortognática a 10 anos atrás. Hoje já não tenho nenhuma seqüela e não me prejudica em nada. Gostaria de saber se isso reprova nos exames?
Desde já obrigado.
Nossa resposta
Fábio,
A cirurgia ortognática é uma cirurgia realizada nos terços médios e inferior da face, em casos de correção de posicionamento defeituoso dos ossos, melhorando o posicionamento dentário, e consequentemente as condições de oclusão dentária, saúde dos tecidos periodontais, função das articulações temporomandibulares, função respiratória e também a estética facial. Conforme a RBAC67, o candidato não poderá apresentar deformidades maxilares ósseas, ou de tecidos moles ou dentários, congênitas ou adquiridas, que possam dificultar a mastigação ou a articulação da palavra. Portanto, será avaliado se a cirurgia ortognática não deixou sequelas ou alterações que tragam problemas mastigatórios e de articulação da fala.
Atenciosamente,
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015