Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Boa noite.
Meu nome é Michael Izidoro tenho 20 anos, pretendo ingressar na aviação militar (AFA), porém tenho uma leve escoliose, no edital específica-se que há um limite: Escoliose que ultrapasse 12º (doze graus) Cobb.
Gostaria de saber caso eu esteja no limite, isso ainda sim impossibilita que eu ingresse?
Grato desde já, abraço!
Nossa resposta
Michael,
Escoliose é um desvio da coluna lombar, que ocorre no sentido lateral e rotacional. Dessa maneira, poderá ocorrer a gibosidade vertebral (corcunda) na região torácica, e o desalinhamento de partes como ombros e quadris, o que poderá afetar pés, joelhos, quadris, ombros e até a Articulação Temporomandibular.
Conforme a ICA 160-6 (Instruções Técnicas das inspeções de Saúde na Aeronáutica), os candidatos portadores de escoliose deverão ter seu diagnóstico confirmado por meio de estudo radiológico panorâmico ortostático, em posição ântero-posterior (AP) e em perfil de coluna vertebral com medição do ângulo de Cobb. Para ingresso na aviação militar os parâmetros em relação à Escoliose são:
– Curso Preparatório de Cadetes do Ar da EPCAR (CPCAR): poderão ter desvio de até 10º (dez) graus Cobb inclusive.
– Curso de Formação de Oficiais Aviadores e de Oficiais Infantes (CFOAV e CFOInf): poderão ter desvio de até 15° (quinze) graus Cobb inclusive.
– Curso de Formação de Oficiais Aviadores: portadores de escoliose cuja angulação esteja compreendida entre 16º Cobb e 20º Cobb (inclusive) deverão ser julgados como “Apto com restrição definitiva ao vôo em aeronave com assento ejetável ou de asa rotativa”.
– Curso de Formação de Oficiais Aviadores e de Oficiais Infantes da AFA (CFOAv e CFOInf): não poderão apresentar escoliose que ultrapasse 20º (vinte) graus Cobb.
– Curso de Formação de Oficiais Intendentes da AFA (CFOInt): não poderão ultrapassar 20º (vinte) graus Cobb.
– Os demais candidatos, civis e militares, para ingressar nos demais cursos do COMAER, não poderão ultrapassar a 20º (vinte) graus Cobb.
Portanto, para ser aprovado deverá estar com os parâmetros dentro dos limites preconizados.
Atenciosamente,
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015