Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá!
Agradeço desde já pela atenção ao email, e parabenizo pelo canal. Porém, minha pergunta é: Histórico de Epilepsia, Convulsões, e tratamento com medicamento mesmo não não tendo nenhuma crise ou algo do tipo há mais de cinco anos, reprovam no CMA?
Atenciosamente,
Rita Landucci
Obrigado!
Nossa resposta
Rita,
A epilepsia, na verdade, é uma síndrome. Ou seja, é formada por um conjunto de sinais e sintomas que indicam que, por algum motivo, um grupo de células cerebrais ficam hiperexcitáveis. Isso poderá acarretar crises epiléticas parciais (sinais elétricos desorganizados em apenas um hemisfério cerebral), ou totais (ocorrer nos dois hemisférios). Na maioria dos casos, as crises desaparecem de forma espontânea, mas há uma tendência de que ocorram de tempos em tempos. Para o diagnóstico, deverá ter recorrência espontânea das crises, com intervalo de no mínimo 24 horas entre elas. O tratamento será medicamentoso.
Conforme os requisitos neurológicos da RBAC67, o candidato não poderá ter antecedentes ou diagnóstico clínico de epilepsia. Portanto, mesmo realizando tratamento, e estando há alguns anos sem crises, as mesmas podem acontecer de tempos em tempos, e pode ser considerado como algo que possa afetar a segurança de voo. Portanto, epilepsia é reprovatória para obtenção do CMA.
Atenciosamente,
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015