Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Boa noite,
fui diagnosticado com uma rotura em um dos ligamentos no ombro direito, no qual comecei a ter luxações constantes. Após a fisioterapia, iniciei trabalho de fortalecimento, porém não realizei a cirurgia. Gostaria de saber se terei problemas na inspeção de saúde para CFOAV?
Muito obrigado,
Pedro
Nossa resposta
Luxação é quando ocorre um deslocamento repentino, que poderá ser parcial ou completo, de extremidades dos ossos que fazem parte de uma articulação. Poderá acarretar lesões em estruturas próximas, como ligamentos, vasos, etc. Geralmente o tratamento será conservador, porém em casos recidivantes será necessário cirurgia. Conforme a ICA 160-6 ( Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica), serão consideradas causas de incapacidade nos exames da aeronáutica doenças ósseas e articulares, congênitas ou adquiridas e também luxações recidivantes. Portanto, poderá ser fator reprovatório para a CFOAV (Curso de Formação de Oficiais Aviadores), pois poderá ser causa de limitação funcional.
Atenciosamente,
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015