CMA – Tratamento refeito de canal devido lesão periapical reprova no CMA de 1º classe?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Oscar Lima Alfa.

Primeiramente, parabéns pelo site.

Estou iniciando meu CMA de 1classe, no primeiro exame foi detectado uma lesão periapical. Daí me mandaram retratar o canal. Porém como eh sabido essa lesão não regride no prazo dado para a apresentação dos documentos de retratamento da mesma que foi de 30 dias. Como deverá ficar a situação? Foi muito bem refeito o tratamento.
Grato.

Ricardo Reis

Nossa resposta

Ricardo,

As lesões periapicais geralmente correspondem a reações inflamatórias decorrentes da necrose pulpar e contaminação bacteriana do canal radicular. Em casos de ausência de bactérias, a inflamação apical é de pouca intensidade e assintomática. Semelhante à inflamação de outros tecidos, quando removida a causa através da obstrução do canal radicular, a anormalidade do periápice é restabelecida. Geralmente essas inflamações periapicais são crônicas e assintomáticas. Os diferentes tipos de lesões periapicais representam diferentes estágios da reação inflamatória, em diferentes fases de desenvolvimento. O tratamento da lesão é feito através do tratamento de canal. Caso a lesão persista, é necessário analisar a obturação e refazer o tratamento. Caso não tenha sucesso pela endodontia, deverá ser feita a remoção cirúrgica. Após o tratamento de canal, a área radiolúcida poderá aumentar ou diminuir, até o restabelecimento da normalidade. Eventualmente a área diminui, mas não desaparece. Nestes casos, poderá tratar-se de uma cicatriz fibrosa.

Realmente, conforme a RBAC67, o candidato ao CMA de 1ºclasse não poderá apresentar, nos exames periciais iniciais ou revalidações, moléstias periodontais ou afecções periapicais evidenciáveis ao exame visual ou em exames radiográficos. Após os 30 dias solicitados, será realizado novo exame, e avaliado o efeito do tratamento. Tudo dependerá do tipo de lesão e o estágio de inflamação. Porém se o tratamento  foi bem realizado, e ao exame já apresente restabelecimento da normalidade, não terá problemas à obtenção do CMA. Caso necessário algum outro procedimento novamente, será mantida a restrição e encaminhado para tratamento.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.