Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Prezados,
Meu sonho sempre foi ser piloto, infelizmente, sou bancário.
Tenho 33 anos e começarei a fazer o PP em outubro desse ano (2013).
Criei um “cronograma” para poder me tornar piloto. Porém há uma dúvida: Depois de checar o pc/mlte/ifr com quantas horas de vôo eu consigo arrumar um emprego??? Terei muitos problemas por causa da minha idade?????
Agradeço desde já,
Abraços,
Luiz Tomaz Costa
Nossa resposta
Luiz,
Sobre arrumar um emprego devido à sua idade, te digo o seguinte: no mercado da aviação de hoje, não existe a questão da idade, principalmente para as companhias aéreas. O que conta hoje para a contratação são as carteiras PCA-MLTE/IFR, além de se ter no mínimo o ICAO 4. Muitos são contratados pelas empresas aéreas com 24 anos, devido ao fato de terem iniciado muito cedo na carreira, mas sem nenhuma experiência profissional. Provavelmente, estão no primeiro emprego, ou este foi ser INVA em alguma escola de aviação ou aeroclube. Porém, outros entram no mercado com 36 anos, mas com muito mais experiência, e o mercado da aviação aceita ambos os profissionais.
Hoje o mercado não está tão aquecido como em 2011, mas nesse ano de 2014, o mercado está mais exigente com relação às contratações. O candidato deve ter um melhor desempenho na seleção, e também ter os mínimos requeridos que já mencionei no parágrafo anterior.
Para arrumar um emprego, hoje a maioria das companhias aéreas – como TAM, GOL e Avianca – pede um mínimo de 500 horas e o ICAO 4. Porém, preferem que essas 500 horas sejam de voo IFR ou com experiência em jato. Não adianta ter 500 horas em voo visual, pois na linha aérea se voa muitos em condições IFR, e voando em aeronave com grande performance, é necessário grande agilidade no cheque cruzado dos instrumentos, o que se adquire nas horas IFR.
Na contra-mão disso está a Azul, que sempre preferiu contratar pilotos com pequena experiência. Em sua maioria, são pilotos recém checados PC-MLTE/IFR, mas com o ICAO 4.
Atenciosamente,
Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017