Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá,
Meu marido é alemão, é piloto, se formou na Alemanha e EUA, estudou em Estocolmo também. Ele parou de trabalhar na área há alguns anos, atualmente ele é especialista em fibra de carbono e faz aviões, etc…Nós estamos com vontade de viver no Brasil e como um piloto geralmente é piloto por um desejo maior que ele mesmo, creio que ele sonha em voltar a voar.
Minha pergunta é: Como está o mercado de trabalho para um piloto internacional?
Como posso saber as chances que ele tem de ingressar nesse mercado aí?
Atenciosamente,
Daniela
Nossa resposta
Daniela,
Até onde tenho conhecimento, a contratação de comandantes depende da necessidade de cada empresa. Geralmente, as empresas contratam esses comandantes como co-pilotos, para em seguida promovê-los, em um processo conhecido como fast-track.
Para buscar maiores informações, encaminhei o seu e-mail para o Sr. João Carlos Medau, que é piloto chefe da AVIANCA Brasil. Segue abaixo a resposta dele:
” De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica, artigo 156, parágrafo primeiro, “A função remunerada a bordo de aeronaves nacionais é privativa de titulares de licenças específicas, emitidas pelo Ministério da Aeronáutica, e reservada a brasileiros natos ou naturalizados.” Podem ainda ser incluídos nesta lista aqueles que têm igualdade de direitos civis (portugueses, moçambicanos, etc).
O fato de ser casado com uma brasileira não dá a ele, a meu ver, o direito de voar profissionalmente aqui.
Respondendo diretamente a pergunta, sem entrar no mérito legal, a contratação de comandantes é rara, pois só ocorre quando as empresas não têm, em seu quadro de copilotos, alguém com a qualificação/experiência necessária para ser promovido à função de comandante. Neste momento, nenhuma das quatro grandes empresas brasileiras estão contratando comandantes. Na verdade, até mesmo a contratação de copilotos está andando devagar, em função do panorama econômico do país.
Abraços,
Medau”
Sendo assim, o primeiro passo para entrar no mercado de trabalho brasileiro seria convalidar as carteiras PC-MLTE/IFR, conforme explicamos neste post. Além disso, ele terá que fazer uma prova de Regulamentos de Tráfego Aéreo.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
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