Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
E ai cara beleza?
E o seguinte antes de escrever este e-mail para voce venho assistindo e estudando o mundo da aviacao a mais de 6 meses para saber o que eu quero fazer da minha vida.
EU QUERO MORAR/VIVER/ PARA SEMPRE nos EUA, sendo piloto de aviao.
Baseando nisso, é muito facil falar, beleza, compra seu pacote 35 mil dolares (O MAIS BARATO QUE VI, A MEDIA E 50 MIL DOLARES) e estuda la depois trabalha mais dois anos como inva e faz sua vida la.
A questao e que pensei por outro lado eu checo meu PILOTO COMERCIAL na ANAC e revalido minha licenca na FAA, ai entra outra questao que menos entendo, porque vc so revalida o PP o PC precisa fazer tudo de novo, mas e as quase 200 horas que vou ter feito no Brasil? a FAA nao vai aceitar nada?
Olha eu tentei pedir ajuda outros pilotos, muitos bem intencionados tentaram me ajudar, mas o problema e que ninguem entendia desse assunto, porque geralmente as pessoa querem estudar nos EUA mas ter sua vida trabalhar no BRASIL, e eu quero fazer o contrario entende.
So para voce entender um pouco da minha vida cara, eu moro no exterior, atualmente ja comprei algumas horas no aeroclube de araraquara, vou terminar de pagar umas ultimas parcelas mes que vem, minha intencao seria fazer tudo ai no BRASIL PC-IFR-MULTI-INVA-ICAO-JET, mas ai que entra todas minhas duvidas, compensa eu fazer MULTI no Brasil? a FAA vai validar isso?
QUAL SERIA O MAXIMO DE HORAS QUE EU PRECISO FAZER PARA FAA VALIDAR?
Porque eu nao quero jogar dinheiro no lixo por exemplo fazer todas horas de IFR no Brasil e ter que pagar de novo.
Nossa resposta
Conforme escrito neste post, somente é possível convalidar a carteira de PPA emitida no Brasil para a carteira FAA. Sobre a convalidação do PC-MLTE/IFR, será necessário fazer mais horas de voo e novamente fazer o cheque de PC-MLTE/IFR, pois os requisitos para o PCA exigidos pela FAA são diferentes dos exigidos pela ANAC. Pelo fato de terem que fazer mais horas de voo, muitas pessoas acabam somente convalidando o PPA feito no Brasil, e após isso fazem o PCA no EUA.
No final do post citado acima, sobre Como Se tornar INVA nos EUA, o Enderson Rafael faz este comentário: “Um PC MLTE IFR ANAC se forma com 150 horas. Um PC MLTE IFR FAA se forma com 250 horas. Um PC MLTE IFR FAA precisa apenas do bloco de regulamentos, 2,5 horas de voo de adaptação e 2,5 horas de voo de check pra virar PC MLTE IFR ANAC. Um PC MLTE IFR ANAC precisa, no mínimo, voar mais 100 horas e fazer prova escrita de IFR + check oral IFR + check em voo IFR + prova escrita PC + check oral PC pra virar PC MLTE IFR FAA”. Isso ocorre pelo fato de os requisitos mínimos para obtenção da carteira de PCA serem diferentes dos exigidos pela ANAC, como pode ser conferido no FAR Part 61, no item 61.129 – Aeronautical Experience.
Para maiores informações, recomendo que visite os sites das seguintes escolas, através dos links abaixo:
Sobre a questão de trabalhar como piloto comercial nos EUA, recomendo a leitura deste post, pois para ser contratado pelas companhias aéreas nos EUA, é necessário já possuir o direito de viver e trabalhar naquele país.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
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